Rose Serafim
rose.serafim@opiniaoce.com.br
A estratégia de Elmano de Freitas (PT) de colar a candidatura ao Governo do Ceará à imagem do ex-governador Camilo Santana (PT) e do ex-presidente Lula (PT) deu os melhores resultados desde o início da campanha. Segundo pesquisa Ipec divulgada nesta quinta-feira, 22, o deputado estadual licenciado tem 30% das intenções de voto, contra 29% do Capitão Wagner (União Brasil), e 22% de Roberto Cláudio (PDT).
Com o resultado, Elmano empata tecnicamente com Wagner, que até então estava isolado na liderança, e deixa o ex-prefeito pedetista em terceiro lugar. O crescimento é significativo em comparação com levantamento anterior do mesmo instituto, divulgado em 9 de setembro, quando o petista tinha 22%, Wagner, 35% e RC, 21%.
Outra Ipec divulgada em 1º de setembro colocava Elmano em terceiro lugar, com 19% da preferência entre os eleitores. Em segundo, vinha RC, com 28% e liderando, Wagner, com 32%. A pesquisa divulgada nesta quinta foi encomendada pela TV VERDES MARES e ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 21 deste mês, em 56 municípios do Ceará.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-03914/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02694/2022.
IPESPE
Encomendada pelo O POVO e também divulgada nesta quinta, a pesquisa Ipespe traz números diferentes, mas também positivos ao petista. Nesta simulação, Capitão Wagner tem a liderança, com 37% das intenções de voto. Elmano vem na sequência, com 28% e RC está na terceira colocação, com 19%.
Neste caso, a pesquisa também foi estimulada. Em comparação à Ipespe anterior, do dia 13, o candidato do União Brasil oscilou um ponto para cima (36% para 37%), o petista cresceu cinco pontos (23% para 28%) e o pedetista oscilou três pontos para baixo (22% para 19%).
Considerando a margem de erro, no levantamento anterior, Elmano e RC estavam tecnicamente empatados.
A Ipespe desta quinta ouviu mil eleitores, a partir de 16 anos, de todas as regiões do Estado, por telefone, no sistema Cati Ipespe, entre 18 e 20 de setembro.
A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. O levantamento está registrado no TRE-CE sob o protocolo CE-04936/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05066/2022.
INFLUÊNCIA DE CAMILO
A pesquisa Ipec também questionou o eleitorado cearense sobre os postulantes à vaga para o Senado Federal. O ex-governador Camilo Santana segue na liderança, com 64% das intenções, com menos 4 pontos em relação à pesquisa anterior. A segunda colocada é Kamila Cardoso (Avante), que cresceu 7 pontos em relação à sondagem anterior e está com 17% da preferência. Érika Amorim (PSD) oscilou um ponto para baixo e tem 3%.
Em abril deste ano, Camilo deixou o governo com 78% de aprovação, segundo pesquisa do instituto Opnus, contratada pelo O POVO na época. A desaprovação do petista era de 18%. Desde o lançamento do nome de Elmano para a disputa estadual, os dois têm feito campanha juntos.
A proposta petista é a vinculação dos dois a Lula, que também lidera a disputa à Presidência entre o eleitorado cearense. A Ipec do dia 1º de setembro apontou o ex-presidente com 58% do favoritismo no Estado, com 19% de Jair Bolsonaro (PL) e 14% de Ciro Gomes (PDT). Nesta quinta, os três se reuniram em São Paulo para discutir campanha e gravar novas peças. Nas redes sociais, Elmano publicou um registro da reunião e escreveu: “Unidos pelo mesmo projeto.”