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7 de dezembro de 2024

IPCA-15 da Região Metropolitana de Fortaleza sai de 0,53% para 0,69% em um mês

IBGE aponta que maiores impactos vieram dos setores de Transportes e Alimentação e bebidas
Foto: Beatriz Boblitz

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O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) em janeiro foi de 0,69%, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em dezembro, o índice havia apontado variação de 0,53%. O Índice divulgado hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que os maiores impactos vieram de Transportes (1,43%) e Alimentação e bebidas (0,76%), com 0,27 p.p. e 0,19 p.p. respectivamente.

Sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram variações positivas nesta prévia. A maior variação (2,42%) foi no grupo Comunicação, que acelerou em relação a dezembro (-0,75%). Na sequência, veio Transportes, com alta de 1,43%. Outro destaque foi o grupo Saúde e cuidados pessoais(1,15%), que havia apontado variação no mês anterior (0,49%). Os demais grupos ficaram com variações entre o 0,25% de Educação e o 0,80% de Despesas pessoais. Os dois grupos que apontaram variações negativas foram Vestuário (-0,56%) e Habitação (-0,49%).

Nacionalmente, a prévia da inflação de janeiro teve alta de 0,55%, após o índice de 0,52% registrado em dezembro. O IPCA-15 mostra que os maiores impactos vieram dos setores da saúde e cuidados pessoais (1,10%), alimentação e bebidas (0,55%), com 0,14 ponto percentual (p.p.) e 0,12 p.p. respectivamente. Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 5,87%, abaixo dos 5,90% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2022, o índice ficou em 0,58%.

Segundo o IBGE, todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em janeiro. O grupo saúde e cuidados pessoais acelerou de dezembro (0,40%) para janeiro (1,10%), influenciado principalmente pela alta nos preços dos itens de higiene pessoal (1,88%), que em dezembro haviam subido 0,04%. Perfume (4,24%) e produtos para pele (3,85%) tiveram as altas mais expressivas.

(Com Agências)

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