Acontece, nesta sexta-feira (23), o “Ceará Tech Hub: O Futuro dos Data Centers”, evento que busca mostrar as capacidades e o potencial do Estado em receber investimento de empresas de tecnologia e economia digital.
Organizado pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), ele ocorre das 14h às 20h, no Espaço Lô, na Avenida Pessoa Anta, em Fortaleza. A proposta é discutir os impactos estratégicos, econômicos e tecnológicos da implantação de Data Centers no Ceará, colocando o Estado no centro da transformação digital nacional.
O evento vai contar com a presença de representantes de grandes companhias de tecnologia, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), deputados federais e o ex-presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. O Opinião CE conversou sobre o Ceará Tech Hub com David Paes, organizador do encontro.
Ele aponta que o Ceará é um Estado de muito potencial para receber investimentos do tipo. Como pontos positivos, Paes cita a conexão com os cabos submarinos e a capacidade de produção de hidrogênio verde (H2V). “[Precisamos] trazer o debate da economia digital para dentro do Estado, para fomentar a economia do futuro”, afirmou, referindo-se à economia digital.
“Principalmente quando temos tantas estruturas, até naturais, para tomar a frente disso”, acrescentou. “Por que se discute Data Centers em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em outras cidades, onde vai ter mais custo? O objetivo é trazer o debate para o Ceará”, destacou.
Conforme o organizador, ao fim do evento, espera-se uma mudança de percepção do Ceará. “Esperamos, após o ciclo de palestras, que a gente consiga colocar na cabeça das pessoas o potencial de fato do Ceará hoje. Para essas pessoas que estão vindo, entenderem que o debate precisa ser feito localmente. As pessoas estão aqui e o investimento virá para cá. Isso não pode ser decidido em Brasília ou em São Paulo”, frisou.
A iniciativa conta com os patrocínios de Brisanet, Vestas, Sindienergia, V.tal, Telcables, Datora/Arqia, Banco do Nordeste, Telebrasil e Casa dos Ventos, além de apoio da Telcomp, Corpvs, Sotis, AJE Fortaleza e Byd Carmais.
AUTORIDADES PRESENTES
Dois deputados federais confirmaram presença no Ceará Tech Hub. Além do cearense Danilo Forte (União Brasil), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) confirmou que estará no evento. Ribeiro é o relator do projeto para a regulamentação da inteligência artificial no Brasil. A Comissão Especial sobre Inteligência Artificial foi instalada na Câmara dos Deputados na última terça-feira (20).
O plano de trabalho para o projeto deve ser apresentado por Ribeiro na próxima semana, com propostas de mesa de debate, segundo ele, “equilibradas”.
Já sobre a participação do parlamentar cearense, o organizador do evento frisou que o convite foi feito pensando em um Projeto de Lei de autoria do deputado em que ele pretende classificar o crime organizado como terrorista. “A fala dele vai remeter a esse fato, porque o Ceará sofre, hoje, uma crise no setor de telecomunicações”, afirmou, lembrando episódios em que facções atacaram empresas provedoras de internet no Ceará.
“A fala do deputado no evento é justamente sobre trazer celeridade para esses projetos e dizer para o empresário cearense que algo está sendo feito e que algo precisa ser feito”, ressaltou.
David Paes destacou que, apesar do potencial do Estado em receber tecnologias do tipo, ainda há problemas que precisam ser contornados pelo poder público. “A gente não pode ter investimento estrangeiro se o cara do Facebook e da Amazon sabe que a gente está sofrendo com o crime organizado todo dia”, alertou.
“Se temos esses problemas todos, precisamos mostrar, para o poder público, que é preciso tomar algumas iniciativas, como já estão tomando”, finalizou.
A ideia de trazer Roberto Campos Neto, como detalhou ao Opinião CE, deve-se ao fato de ele ter lançado o Pix, em 2020. “Ele tem um arcabouço de experiência para falar com propriedade sobre os benefícios da agilidade da economia digital”, explicou, frisando que o Pix não existiria se não existisse um amplo acesso à rede de dados. “Toda parte de pagamento e processamento precisa passar por algum Data Center. São ‘n’ operações sendo feitas apenas ao passar o cartão de crédito”, pontuou.
Além deles, nomes como Carlos Baigorri, presidente da Anatel; Marcos Ferrari, presidente executivo da Telebrasil; José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet; Rodrigo Abreu, ex-CEO da Oi e atual Operating Partner da Pátria Investimentos; e Igor Lucena, CEO da Amero Group, estão entre as autoridades presentes.
IMPORTÂNCIA DOS DATA CENTERS
O organizador do Ceará Tech Hub destacou, ainda, os benefícios que os Data Centers podem trazer ao Estado em duas frentes: no âmbito da soberania e no âmbito econômico.
“Precisamos trazer os Data Centers para o Ceará até por questão de defesa e estratégia. Não podemos depender dos outros países para isso”, falou. “Hoje, se entrarmos em guerra comercial com outro país que tem big techs, eles podem simplesmente tirar o servidor do Brasil”, advertiu.
Já na questão econômica, ele afirma que a presença do equipamento é um pontapé para trazer toda a infraestrutura tecnológica presente no território cearense para a nova economia. “Fica mais barato para as empresas estarem no Ceará, fica mais barato para a hospedagem de sites de processamento, para desenvolvimento de novas IAs e a operação fica mais fácil”, finalizou. “Vamos ter novos empregos, novas empresas, e novas startups podem se instalar.”
Confira a programação completa:
14:00 às 14:40: Solenidade de Abertura Ceará Tech Hub;
14:40 às 15:40: Hub Brasil: Os desafios e oportunidades em Políticas Públicas:
- Deputado Aguinaldo Ribeiro;
- Secretário de Segurança Cibernética do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, André Molina;
15:40 às 16:40: Hub Telecom: A Tecnologia, Estratégia e Infraestrutura para o Futuro:
- Presidente da Anatel, Carlos Baigorri;
- CEO da Brisanet, Roberto Nogueira;
- Representante da Associação de Telecomunicações;
16:40 às 17:10: Coffee Break;
17:10 às 18:30: Hub Mercado: Modelos Atrativos em Mercados Regionais:
- Institucional e Regulatório da Vestas, Leonardo Euler;
- Head of Analytic da Casa dos Ventos, João Caldas;
- Advogada especialista, ZPE, Rebeca Queiroz;
- Fundo Pátria, ex-CEO da Oi, Rodrigo Abreu;
18:30 às 19:10: Hub IA: O papel da IA e Data Centers na Geopolítica e Economia:
- Ex-Sony Pictures: Bruno Vilela;
- CEO do Amero Group: Igor Lucena;
19:10 às 19:50: Palestra Magna com Roberto Campos Neto;
19:50 às 20:00: Encerramento Ceará Tech Hub.
