Voltar ao topo

12 de julho de 2024

Inteligência artificial ajuda na análise de exames de saúde em até 15 minutos

Foto: Divulgação

Compartilhar:

A inteligência artificial já está no cotidiano das pessoas, no algoritmo de seleção de filmes e séries em plataformas digitais, na seleção de propagandas e conteúdos “personalizados” em smartphones, no acesso a locais de segurança como aeroportos e outros. Agora, a análise de exames de imagem por inteligência artificial (IA) está muito mais próxima também do nosso dia a dia –e daquele dos brasileiros.

Tomografia computadorizada mostra câncer de pulmão Voisin/Science Source Tomografia computadorizada colorida (nas cores vermelha e azul) mostra pulmão com câncer Lançado oficialmente em toda a rede de laboratórios de medicina diagnóstica em março deste ano, mas já utilizado experimentalmente em alguns centros desde abril de 2019, o Fleury acaba de incorporar nos exames de imagem da rede o uso de uma ferramenta de IA chamada Aidoc.

Desenvolvido em Israel, o programa consegue detectar em até 15 minutos diagnósticos considerados críticos em exames de tomografia de tórax, como por exemplo a formação de coágulos que podem causar uma embolia pulmonar. O procedimento não substitui a avaliação médica, mas ajuda na organização do fluxo de exames realizados para auxiliar o responsável técnico a identificar uma alteração rapidamente e comunicar a equipe médica.

Folha Press

[ Mais notícias ]