A pesquisa do Instituto Opinião, contratada pelo OPINIÃO CE, para a Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), mostra o ex-prefeito Naumi Amorim (PSD) com vantagem sobre os concorrentes. Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, o peessedista aparece com 42,9% das intenções de voto. A deputada estadual Emilia Pessoa (PSDB) e o ex-secretário da Articulação Política do Governo do Ceará, Waldemir Catanho (PT), estão com 20,4% e 19,2%, respectivamente. Os dois estão em empate técnico devido à margem de erro de 4 pontos percentuais para mais e para menos.
Último candidato nas intenções de voto, Coronel Aginaldo (PL) tem 7,6%. Votos em branco e nulos representam 3,2% e os que não sabem ou não responderam somam 6,6%. No Ceará, Caucaia é a única cidade, além de Fortaleza, onde também há a possibilidade de ser realizado segundo turno. O processo eleitoral adicional ocorre se nenhum candidato alcançar mais de 50% dos votos válidos.
- Naumi Amorim (PSD): 42,9%;
- Emilia Pessoa (PSDB): 20,4%;
- Waldemir Catanho (PT): 19,2%;
- Coronel Aginaldo (PL): 7,6%;
- Branco/nulo: 3,2%;
- Não sabe/não respondeu: 6,6%.
No cenário espontâneo, em que os postulantes não são informados aos eleitores, o ex-prefeito caucaiense tem 36,1%, 20 pontos percentuais à frente segundo colocado, Catanho, que aparece com 16,1%. Emília está em terceiro lugar, com 12,6%, enquanto Coronel Aginaldo tem 6,1% e ocupa a quarta colocação. Outros nomes citados – de pessoas que não disputarão o pleito – somam 1,2%. Votos em branco e nulos totalizam 0,8% e os que não souberam ou não responderam totalizam 27,1%.
O Instituto Opinião entrevistou 600 eleitores entre os dias 26 e 27 de setembro. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-05467/2024.
VOTOS VÁLIDOS
No terceiro cenário, o Instituto Opinião desconsiderou os votos em branco, nulos, os indecisos e os que afirmam que não irão votar. Naumi Amorim possui 47,5% dos votos válidos. Emília Pessoa (22,6%) e Waldemir Catanho (21,4%) seguem empatados tecnicamente e nas mesmas posições da pesquisa estimulada. Coronel Aginaldo tem 8,5% da preferência dos eleitores entrevistados.