Levantamento feito pelo Instituto Opinião de Gestão e Pesquisa aponta que o consumidor cearense considera que carnes, arroz e feijão são os gêneros alimentícios que precisam baixar os preços com urgência. A pesquisa mostra que os entrevistados priorizaram a carne bovina (17%) e a de frango (13%) como itens que devem voltar a ter os preços reduzidos. Juntos, os gêneros formam 30% da opinião das pessoas pesquisadas.
Em segundo lugar, aparece o feijão, com 16% de citações. Arroz e ovos estão empatados em terceiro, com 13% cada um. O macarrão foi colocado como prioritário por 9%. A banana por 8%, a laranja por 7% e 4% não souberam responder.
LULA TEM CULPA?
Sobre a alta de preço do arroz, feijão, macarrão, ovo, frango e carne bovina, 43% acham que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o responsável, contra 42% que não culpam o gestor. A pesquisa mostrou que 15% não souberam responder. Com relação aos preços altos do tomate, da cebola, do pimentão, da laranja, da banana e do mamão, 46% não consideram Lula culpado, contra 35% que colocam a responsabilidade sobre ele e 19% que não responderam.