Voltar ao topo

21 de julho de 2024

Instituição Tapera das Artes completa 40 anos neste mês

Localizada em Aquiraz, a Tapera das Artes oferece vivências artísticas e pedagógicas para crianças e adolescentes da rede pública de ensino
Foto: Divulgação/Tapera das Artes

Compartilhar:

A instituição Tapera das Artes completa 40 anos de existência neste mês. Reconhecida como “Escola da Vida”, a entidade está localizada em Aquiraz, e utiliza a música como ferramenta de cidadania e empoderamento. A grade curricular pedagógica conta com 14 modalidades de cursos, e atende um público de mais de 1.500 alunos em um programa voltado prioritariamente para estudantes de escolas públicas, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Entre os ateliês (cursos) fixos estão viola, violino, violoncelo, violão, canto, metais, madeira, pífaro, capoeira, baixo, acordeon, instrumental orff, piano e bateria. As aulas ocorrem na sede da Tapera das Artes e em 10 escolas da rede pública de Aquiraz, por meio do Programa Tapera das Artes de Cultura – Um Toque de Classe, com a coordenação do maestro Ênio Antunes.

Para Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes, transformar vidas por meio da música é a missão da instituição. “Queremos fomentar a formação integral, o desenvolvimento do potencial humano, suas competências e habilidades, e o enriquecimento cultural dos alunos e seus familiares, moradores da região, com a oferta de vários projetos e programas que têm como eixo central a música, mas que trabalham a formação do ser para posturas cidadãs ao longo da vida”, disse.

Além disso, a instituição é referência, também, no campo de oficinas criativas, pois um dos destaques da instituição é na luteria, que consiste na construção e manutenção de instrumentos musicais. Na Tapera das Artes, isto é feito com o auxílio da utilização de materiais recicláveis, como PVC e garrafas.

MESTRE & APRENDIZ

Outro destaque é o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”, que está em sua quinta edição e consiste em um intercâmbio cultural entre grandes nomes da música nacional com alunos e professores da instituição, além da formação de plateia. Já se apresentaram no palco do teatro da Tapera das Artes o maestro João Carlos Martins, Toquinho, Hermeto Pascoal, Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, Danilo Caymmi e Leila Pinheiro, entre outros nomes

“Mais do que formar músicos, a Tapera visa proporcionar vivências pedagógicas lúdicas e inovadoras, colaborando na formação de seres humanos mais sensíveis, criativos, empáticos e felizes”, enfatiza Ritelza Cabral. 

A INSTITUIÇÃO

A Tapera das Artes surgiu, oficialmente, em 1996, com direito a uma sede própria no Centro de Aquiraz. A partir disso, foi possível a implantação de um programa pedagógico permanente, e em 2012, surgiu o Programa Tapera das Artes de Cultura, com a oferta de ateliês de música, vivências e práticas de conjunto. Em 2021, houve a ampliação do programa, com a implantação do Plano Anual para oferta do ensino de música em 10 escolas públicas do município de Aquiraz.

Atualmente, a Tapera se divide em três frentes. Além dos pilares pedagógico e artístico desenvolvidos no Centro Cultural e Teatro Escola, respectivamente, a instituição conta com o receptivo turístico cultural e o Serenata Café e Bistrô, além da loja da Luteria, com ateliês, que são negócios sociais, fontes de renda, para inúmeros jovens talentos.

A instituição promove, ainda, a interação ativa da Tapera com o público, por meio da oferta de produtos e serviços. Outras conquistas merecem destaque, como o Centro Cultural, com patrocínio da Fundação Vitae, o Teatro Escola da Tapera das Artes, construído com recursos não reembolsáveis do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o Café Serenata, que contou com a parceria da Fundação Vitae.

[ Mais notícias ]