O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar, nesta segunda-feira, 25, a aposentadoria ou pensão relativa ao mês de julho para os beneficiários que recebem o correspondente a um salário mínimo (R$ 1.212,00) e cujo número do cartão de beneficiário termina com o número 1 – desconsiderado o dígito verificador, ou seja, o último número após o traço.
Conforme a tabela de pagamentos anteriormente divulgada pelo INSS, os benefícios de um salário mínimo serão pagos nas próximas duas semanas, até 5 de agosto, conforme o número do cartão do beneficiário. Já os benefícios de quem recebe acima do piso nacional serão liberados entre os dias 1 e 5 de agosto, conforme a ordem prevista na tabela. As informações são da Agência Brasil.
A estimativa é de que mais de 36,4 milhões de segurados tenham direito a algum benefício pago pelo Instituto Nacional. Além das aposentadorias e pensões, entram no montante os valores pagos como auxílio-doença ou auxílio-reclusão, que não podem ser inferiores ao do salário mínimo.
Como consultar
Para saber o dia correto do pagamento consultando a tabela do instituto, o segurado precisa checar o número do seu benefício, composto por um conjunto de dez dígitos (por exemplo, 111.111.112-1). O seu número é o penúltimo, ou, no caso do exemplo, o 2. De posse desta informação, é preciso consultar a tabela, atentando se o valor do benefício é de um salário mínimo ou superior.