O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta segunda-feira (3) o pagamento da segunda parcela do 13º salário a aposentados e pensionistas do programa que recebem mais de um salário mínimo. O pagamento ocorre até o próximo dia 7 de junho, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Já o pagamento do 13º para quem recebe até um salário mínimo começou no dia 24 de maio e segue até 8 de junho.
Até sábado (8), mais de 33 milhões de segurados receberão a primeira parcela, juntando os que recebem o mínimo e os que recebem acima do mínimo. Em março deste ano, o decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado, sendo o quinto ano consecutivo em que os segurados receberão antes das datas tradicionais, que são em agosto e dezembro. Desde 2022, as parcelas são pagas em maio e junho.
Segundo o Ministério da Previdência, com o pagamento, serão injetados R$ 67,6 bilhões na economia. Da quantia, fazem parte da segunda parcela R$ 33,92 bilhões, referente a maio e que está sendo paga entre o fim de maio e o começo de junho.
Segundo o Ministério da Previdência, os segurados que recebem o benefício por incapacidade temporária, antigamente conhecido como auxílio-doença, também têm direito a uma parcela menor do 13º, calculada segundo a duração do benefício.
COMO CONFERIR?
Através do aplicativo “Meu INSS” (disponível para celulares e tablets), é possível verificar os valores e as datas de pagamento. Outra forma de consulta é através do site gov.br/meuinss. Caso não tenha o interesse de acessar pela internet, é possível conferir a liberação do pagamento pelo telefone 135, sendo necessário informar o CPF e confirmar outros dados. A disponibilidade deste serviço é de segunda a sábado, das 7h às 22h.