Menu

INSS: 1,7 milhão de aposentados já solicitaram o reembolso

Foto: Reprodução

O novo serviço do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já registra mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas que realizaram os pedidos de reembolso por descontos indevidos feitos por entidades associativas. Os dados foram divulgados no último balanço, realizado até as 17h desta terça-feira (20).

Segundo o INSS, 35.854 segurados informaram ter autorizado os descontos em seus benefícios. Ao todo, 41 entidades associativas foram contestadas, abrangendo todas que possuem ou possuíam credenciamento com o INSS para realizar os descontos.

O atual serviço permite que o cidadão consulte os valores descontados nos últimos anos e informe se eles foram autorizados ou não. Caso tenha sido descontado sem autorização, o beneficiário terá o ressarcimento do valor.

Cerca de 1.784.528 beneficiários já realizaram consultas. A maior parte (91,6%) consultou se houve ou não o desconto pelo aplicativo Meu INSS. Os outros segurados usaram a central telefônica 135.

Ainda segundo os dados divulgados pelo INSS, 9 milhões de segurados foram notificados sobre descontos por entidades e associações. Com a notificação, é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista teve desconto, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.

Os descontos estão sendo investigados pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram fraudes cometidas por organizações criminosas. Segundo os órgãos, essas entidades teriam vinculado segurados ao sistema associativo sem autorização, com o objetivo de aplicar descontos indevidos nos benefícios previdenciários.

O prazo para solicitar o reembolso é indeterminado.

Alerta de golpes:
O INSS alerta que não realiza contatos telefônicos, envio de e-mails, mensagens de WhatsApp ou SMS para informar sobre os descontos de entidades associativas. O único canal de notificação oficial é o aplicativo Meu INSS. O Instituto alerta os beneficiários para que não cliquem em links suspeitos nem forneçam dados pessoais a terceiros.

As informações estão sendo divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais do Instituto, como o site gov.br/inss e redes sociais verificadas. Em caso de dúvidas, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone 135.