Voltar ao topo

24 de abril de 2025

Iniciativa em Tauá realiza plantação de mudas nativas da Caatinga em parque ecológico

Além de atividades acadêmicas, a gestão municipal realizou a doação de mudas de plantas nativas da Caatinga com o objetivo de promover a restauração de áreas degradadas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Tauá

Compartilhar:

O município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, realizou entre os 24 e 28 deste mês, o 2° Simpósio Bioma Caatinga. Ao todo, são cinco dias de debates, palestras e apresentações sobre a conservação e o uso sustentável do bioma Caatinga, presente integralmente no território cearense. Além de atividades acadêmicas, a gestão municipal realizou a doação de mudas de plantas nativas da Caatinga com o objetivo de promover a restauração de áreas degradadas.

Também foi realizado o plantio de mudas no Serrote Quinamuiú, parque ecológico considerado importante ponto de preservação da Caatinga no Município.

Ao todo, foram plantadas 52 mudas de espécies nativas, sendo 40 mudas de craibeira, 5 mudas aroeira, 5 mudas de pau ferro e 1 muda de ipê roxo. O plantio contou com a participação dos alunos do curso técnico em Agropecuária da EEEP Monsenhor Odorico de Andrade. Também estiveram presentes representantes do Lions Clube de Tauá, a empresa AgroNobre e o ambientalista Franzé Mota.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Tauá

As palestras e aulas de campo foram ministradas por especialistas, com abordagens de temas como a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos, a adaptação às mudanças climáticas e muito mais.

PRESERVAÇÃO

No fim do ano passado, a Prefeitura anunciou um investimento de mais de R$ 5.059.460 para desenvolvimento do turismo ecológico no Serrote Quinamuiú, considerado um dos maiores e mais imponentes pontos turísticos da cidade. Localizado às margens do Rio Trici, o espaço foi eternizado no hino do Município e é um arranjo de poético para os apaixonados por fotografia e aventura.

Localizado a aproximadamente 3,5 km da sede de Tauá, tendo o seu acesso pela BR-020, o Parque Ecológico receberá uma passagem para pedestres, um pórtico com guarita na entrada do parque, estacionamento, academia ao ar livre, gazebo, iluminação de led, instalações hidrossanitárias e monumento no cruzeiro.

[ Mais notícias ]