Menu

Infraero deve assinar acordo para gerir 10 aeroportos regionais do Ceará

O controle de 10 aeroportos regionais do Ceará deve passar para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A informação foi adiantada pelo deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT). Ao OPINIÃO CE, a assessoria do parlamentar, ligado a pautas econômicas no Estado, há expectativa que a assinatura com a Infraero aconteça na tarde desta quarta-feira, 22, no Palácio da Abolição. Para o deputado estadual, a ação representa uma importante estratégia para modernizar a infraestrutura aeroportuária do Ceará.

“Foram feitas visitas técnicas e apresentadas as demandas respectivas de cada unidade e, nesta quarta-feira, 23, será a assinatura do acordo de gestão aeroportuária para os aeroportos de Aracati, Cruz-Jericoacoara, Camocim, Sobral, São Benedito, Crateús, Tauá, Iguatu, Campos Sales e Quixadá”, afirmou o deputado, em fala na tribuna da Casa, ao destacar a nova fase na gestão de aeroportos regionais do Ceará.

Além disso, conforme Sérgio Aguiar, a medida segue um movimento coordenado entre estados que estão concedendo seus aeroportos regionais para a gestão da Infraero, visando tanto o aprimoramento dos serviços quanto a redução de custos para os governos estaduais. Na última terça-feira, 15, o superintendente da Superintendência de Obras Públicas, Quintino Vieira, esteve em Brasília participando de reunião com representantes da Infraero. O OPINIÃO CE tentou contato com a SOP, mas não conseguiu confirmar a assinatura do contrato para esta quarta-feira, 22.

A iniciativa ocorre simultaneamente à elaboração do Plano de Aviação Regional pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que visa investimentos e adaptação de infraestrutura para beneficiar 99 aeroportos em todo o país. Os aeroportos regionais do Ceará têm grande potencial para integrar essa iniciativa, fortalecendo a aviação regional e promovendo o desenvolvimento econômico do Estado.

GESTÃO DE AEROPORTOS

Hoje, a Diretoria de Infraestrutura Rodoviária e Aeroportuária da Superintendência de Obras Públicas (SOP) desempenha um papel essencial na gestão dos 10 aeroportos regionais do Estado. Através da Gerência de Programas e Operações Aeroportuárias, a SOP cumpre a competência de construir, manter, explorar, administrar e conservar aeroportos e campos de pouso. A gestão eficiente desses aeroportos regionais é uma peça-chave para garantir a conectividade interna do Ceará, bem como fomentar o turismo, negócios e desenvolvimento econômico.

A rede estadual de aeroportos foi estruturada para atender às demandas da aviação civil, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico do Ceará e aprimorar a qualidade de vida da população. Dentro dessa rede, atualmente, segundo o Executivo estadual, dois aeroportos operam voos comerciais: Jericoacoara (Litoral Norte) e Aracati (Litoral Leste). Além disso, os aeroportos de Camocim, Campos Sales, Crateús, Iguatu, Quixadá, São Benedito, Sobral e Tauá são responsáveis por voos da aviação geral, desempenhando um papel fundamental na integração do Estado.