Um incêndio atingiu parte da vegetação que faz parte do Parque Ecológico do Cocó localizado às margens da BR-116, no limite dos bairros Tancredo Neves e Dias Macêdo, nas proximidades de um mercantil atacadista e da subestação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), o incêndio começou por volta das 12 horas desta quinta-feira (5).
O trabalho dos militares está sendo reforçado com equipes da brigada de incêndio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), além de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Cipaer), com objetivo de evitar que o fogo se alastre para outras áreas. Além disso, existe a preocupação com a segurança aérea, tendo em vista que o incêndio começou nas proximidades do Aeroporto Internacional Pinto Martins.
PRIMEIRO INCÊNDIO
Na manhã do dia 18 de janeiro, o Parque do Cocó foi atingido por um incêndio de grandes proporções e que durou quase uma semana. A área atingida pelo fogo foi equivalente a quatro campos de futebol.
Sobre essa ocorrência, o governador Elmano de Freitas (PT) usou as redes sociais para informar que tinha determinado apuração rigorosa para descobrir as causas do sinistro.
A fumaça que a combustão da vegetação gerou foi vista nas proximidades em vários bairos da capital cearense, como Aldeota, Benfica, Presidente Kennedy e Centro. “O Cocó é um patrimônio ambiental do nosso Ceará e tem que ser preservado. Determinei apuração rigorosa sobre as causas do incêndio“, postou Elmano de Freitas, em janeiro, nas redes sociais.
A fumaça do incêndio desta quinta-feira foi vista, ainda durante a noite, nos bairros Serrinha, Itaoca, Itaperi e Parangaba.