O prefeito Evandro Leitão (PT) ao lado da Riane Azevedo, secretária da saúde de Fortaleza, entregou mais 27 leitos de enfermaria requalificados no Instituto José Frota (IJF) nesta quarta-feira (12). A unidade é destinada ao atendimento de pacientes com traumatismo cranioencefálico conservador (TCE) e pacientes eletivos de cirurgia geral.
A prefeitura já ampliou e reformou quase 130 leitos do IJF. Do início da gestão até a publicação dessa matéria 110 profissionais aprovados em concurso foram chamados para o serviço.
Evandro anunciou que quase 80% da população de Fortaleza utiliza o SUS, para atender a essa demanda a prefeitura focou em fortalecer a rede de saúde com ações como:
- Reestruturação da estrutura física
- Qualificação de profissionais
- Disponibilização de medicamentos
GARANTIR O BÁSICO
O prefeito relembrou a falta de alimentação para pacientes e acompanhantes no IJF durante o final do ano de 2024, além da carência de medicamentos. Ele destacou a urgência de garantir o básico.
“Eu entrei naquela sala, CCIH, e perguntei: está faltando medicamento? Porque não pode, isso é o básico, não pode ter falta de medicamento, nós temos que estar sempre atento a isso”, contou Evandro.
A entrega de novos leitos diminuiu a fila de espera para a realização de exames de ressonâncias e cirurgias gerais.
SEGURANÇA NO HOSPITAL
Em 2024, um ex-copeiro do IJF, Francisco Aurélio Rodrigues de Lima, decapitou um funcionário do hospital no próprio ambiente de saúde. Ao ser questionado sobre a segurança do estabelecimento diante desse caso, Evandro destacou a implementação de leitores faciais e a ampliação de câmeras.
A prefeitura também colocou um efetivo da guarda municipal em frente ao hospital em parceria com a implementação de uma estrutura de vigilância da polícia militar.
IJF BATE RECORDES
Mais de 7.000 tomografias e mais de 1.000 ressonâncias foram realizadas no IJF em apenas outubro deste ano. Nos anos anteriores, a média de ressonâncias era apenas 250 no hospital.

A prefeitura destaca que esses dados demonstram o comprometimento dos profissionais em parceria com os recursos entregues pelo governo.
“O Estado repassava 48 milhões e hoje repassa 120 milhões para o IJF”, informou o prefeito.
O investimento mensal foi de 6 milhões para 10 milhões e já foram realizadas mais de 1.400 cirurgias em um mês.
