Com a proximidade da Semana Santa, o Instituto Doutor José Frota (IJF) iniciou o plano de preparação do hospital para o feriado prolongado, período em que a emergência do local costuma registrar maior número de atendimentos. Para organizar a estrutura de acolhimento às vítimas de fraturas e ferimentos de extrema gravidade, o hospital da Prefeitura de Fortaleza vem redobrando a atenção aos processos de desospitalização de pacientes com alta, otimização das transferências e reagendamento de procedimentos eletivos.
“As ações de contingência são fundamentais para preparar o hospital para a chegada de um número maior de pacientes, vítimas principalmente de acidentes domésticos – como quedas, intoxicações e queimaduras – e de colisões no trânsito nas estradas, já que muitas famílias seguem para as praias e para o interior do Estado nos dias de folga. Por isso, estamos reunindo as equipes para reforçar os protocolos assistenciais e organizar os leitos de retaguarda nas unidades de internação“, disse a superintendente do IJF, Riane Azevedo.
PREVENÇÃO
Enquanto o hospital se prepara, os profissionais da emergência destacam que a prevenção aos fatores de risco também é indispensável para adultos e crianças. Um bom exemplo são os cuidados com engasgos causados por espinhas de peixe, alimento tradicional nas refeições dos dias de penitência e sacrifício da Semana Santa. Os efeitos da ingestão, aspiração e engasgo com ossos e espinhas estão entre as principais causas de atendimento no IJF.