Vacinação iniciada nesta segunda segue em modalidade de livre demanda, onde não há necessidade de agendar, e em dois horários: das 9 às 16 horas e das 9 às 17 horas
David Mota
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br
A aplicação da quarta dose (D4) da vacina contra covid-19 começou nesta segunda-feira, 9, em Fortaleza, para idosos a partir de 70 anos – a exogência é de que tenham tomado a terceira dose (D3) há pelo menos quatro meses. A vacinação segue a modalidade de livre demanda, onde não há necessidade de agendamento prévio.
A aplicação de D4 para idosos acontece das 9 às 17 horas, nos seguintes locais: Centro de Eventos do Ceará (salão e drive), shoppings Central, Iguatemi, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy e Sesi Parangaba. Em todos os postos de saúde que possuem sala de vacinação contra a doença, também são aplicados, porém o funcionamento é até das 9 às 16 horas. Das 12 às 13 horas, acontece intervalo.
O OPINIÃO CE visitou o Centro de Eventos do Ceará e constatou um fluxo tranquilo de pessoas para D4 e demais doses. Nilton Cippola, que completará 74 anos em junho deste ano, reforçou a importância da vacinação. “Vacina eu tomo todas desde pequeno. Então, é importante se prevenir, principalmente uma doença com um vírus novo. É muito importante você ter uma quartaª dose para ajudar o seu corpo a conseguir resistir.”
Já Celsa Paiva, de 78 anos, valorizou o efeito da vacina na salvação de vidas das pessoas. “Eu acho que todo mundo tem que tomar, porque ela está salvando vidas. Não me importa se já é a quarta dose: se tiver todos os anos, eu irei tomar.”
Hermano Monteiro, de 71 anos, também esteve presente para se vacinar e, assim como Dona Celsa, não se importou com o número de doses já aplicadas. “A vacina é importante para a gente se defender dos males da covid. Tomo até 100 doses, se for preciso”, declarou.
James, de 72 anos, se mostrou confiante na ciência e também foi receber a sua dose de reforço. “Não sou médico para dizer a importância da vacina, mas, se eles estão recomendo tomar, eu tomo. Meu maior medo são as variantes.”
NORMAS EM TODO O ESTADO
De acordo com os decretos estadual e municipal em vigência, o uso de máscaras permanece obrigatório nos equipamentos de saúde, como hospitais, policlínicas, clínicas médicas, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A orientação para uso do acessório permanece para idosos, pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas gripais. Nos pontos de vacinação, em Fortaleza, também é recomendado o uso do equipamento de proteção.
Ao comparecer ao local de vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e cartão de vacinação. Conforme a Secretaria de Saúde (Sesa) do Estado, todos os municípios cearenses estão autorizados a aplicar a D4 em idosos acima de 70 anos, além de em pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições permanentes. A Sesa também informou que as cidades cearenses possuem estoque disponível para aplicação da segunda dose de reforço contra a doença.
O Ceará, até este domingo, 8, estava aplicando D4 dose apenas em idosos acima de 80 anos e em imunossuprimidos a partir dos 12 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a preferência de vacina é o imunizante da Pfizer.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, também podem ser usadas as vacinas desenvolvidas pela AstraZeneca ou Janssen, de maneira alternativa, independentemente da dose da aplicação anterior. Ainda conforme o órgão, estudos indicam que a estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade do paciente, uma semana após a aplicação.