Voltar ao topo

7 de dezembro de 2023

Rádio opinião

Identidades da cultura indígena e negra marcam programação do IV Seminário Sesc Etnicidades

Nego Bispo e Cacique Pequena integram a lista de personalidades que participaram do evento nos dias 8, 9 e 10 de novembro
Foto: Ytallo Barreto

Compartilhar:

Com o objetivo de valorizar e fortalecer as culturas indígena e negra, o IV Seminário Sesc Etnicidades desembarca pela primeira vez em Fortaleza nos dias 8 (quarta), 9 (quinta) e 10 (sexta-feira). A programação do evento contará com nomes marcantes para o cenário cultural indígena e negro do País, como Lia de Itamaracá, Daúde, Nego Bispo e Cacique Pequena. Os diálogos ocuparão o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), já o espetáculo de encerramento ocorrerá na Estação das Artes.

O encontro busca sintetizar as trocas artísticas e culturais que estão no Identidades Brasilis, projeto do Sesc que tem lugar em diversos estados durante o ano com o propósito de promover programações culturais e educativas, centradas no efetivo protagonismo desses indivíduos na composição dos diálogos e das reflexões. A participação no evento é gratuita e os interessados podem confirmar a presença no site do Sesc Ceará.

PROGRAMAÇÃO

Na conferência de abertura do seminário, a mestre cirandeira Lia de Itamaracá vai empreender uma gira com Cacique Pequena, considerada a primeira mulher chefe indígena do Brasil, nesta quarta-feira (8). Sob o título “Os imaginários brasileiros passam por nós: povoar e construir com pessoas indígenas e negras”, no Anfiteatro do Dragão do Mar, elas tentarão lançar luz sobre os Brasis que compõem a percepção coletiva do País.

Na quinta-feira (9), uma aula-debate protagonizada pelo poeta, articulista, ativista e escritor quilombola Nego Bispo vai buscar compreender como se dá a produção cultural dos povos originários e afrodiaspóricos. A proposta é observar como as narrativas podem fomentar, em sua diversidade, a transformação das relações raciais para uma sociedade mais inclusiva e igualitária. 

Lia de Itamaracá, patrimônio vivo de Pernambuco, e Daúde, cantora de renome nacional, serão colocadas lado a lado no show de encerramento, na sexta-feira (10), a partir das 19h30. As cantoras farão um encontro de gerações e tradições sonoras, no palco da Estação das Artes, para embalar o público amparadas em suas carreiras, profundamente ligadas à musicalidade negra e à diáspora africana.

SERVIÇO

IV Seminário Sesc Etnicidades

  • De 8 a 10 de novembro

Locais de realização:

  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Fortaleza/CE
  • BECE – Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Fortaleza/CE
  • Estação das Artes – Rua Dr. João Moreira, 540 – Fortaleza/CE

Evento gratuito | Inscrições até 8 de novembro pelo site do Sesc Ceará

[ Mais notícias ]