Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Ícone da televisão brasileira, Palmirinha morre aos 91 anos neste domingo (7)

Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril
Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhar:

Morreu neste domingo, 7, a apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, como era conhecida, aos 91 anos. Segundo familiares, ela teve um agravamento de problemas renais crônicos. “A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos”, afirmou uma publicação na conta oficial dela.

“Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”, diz.

O velório deverá ocorrer nesta segunda-feira, 8, no Cemitério do Morumby, das 9h às 17h, e estará aberto ao público das 11h às 13h. Já o sepultamento será reservado apenas para amigos e familiares. Palmirinha deixa três filhas/genros, seis netos e seis bisnetos.

Em 2020, a apresentadora foi internada três vezes em menos de dois meses. Em outubro, Palmirinha tratou uma infecção urinária. No início de dezembro, devido a um baixo índice de sódio no sangue, foi internada na UTI. No mesmo mês, ela voltou ao hospital por causa de mais uma infecção urinária. Palmirinha marcou a história da TV brasileira com diversas participações em programas culinários.

TRAJETÓRIA

Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. A apresentadora cativava com seu jeito simples de apresentar suas receitas. A apresentadora estreou na TV em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria do programa da Silvia Popovic, na TV Bandeirantes, o que possibilitou a descoberta de seu talento por Ana Maria Braga que, na época, apresentava o Note e Anote na TV Record. Convidada para apresentar um Café da Manhã, permaneceu na emissora por cinco anos.

Posteriormente, em 1999, foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, ficando à frente do programa por mais de onze anos. Depois, teve oportunidade de apresentar o seu “Programa da Palmirinha” no canal fechado Bem Simples/FOX Life que ficou no ar até 2015. Fora das telinhas, ainda fez sucesso nas telonas, em 2017, com uma participação especial no “Internet: O Filme”.

Seu último trabalho na TV foi em 2019 como jurada no reality Chef ao Pé do Ouvido, da GNT. Palmirinha sempre foi convidada e teve importantes participações nos principais programas das emissoras nacionais, como Programa do Jô, Mais Você, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial, The Noite, entre outros.

[ Mais notícias ]