Com dados divulgados, provavelmente, apenas em março de 2023, a prévia do Censo 2022 já indica que o Ceará ganhou quase 500 mil habitantes em 12 anos. Em todo o Brasil, recenseadores estão em campo desde 1° de agosto. Sendo o oitavo estado com a coleta mais avançada no Brasil, o Ceará apresenta 90% dos setores censitários concluídos.
Ao considerar o Censo como uma operação complexa e desafiodora, Francisco Lopes, superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Ceará, afirmou que “o maior desafio foi a falta de recenseadores. Muitos foram treinados, porém, em pouco tempo, desistiram.”
“A gente também observou uma grande quantidade de pessoas reticentes em responder aos questionários; em torno de 2,5% dos domicílios tiveram recusa e estamos tendo que sensibilizar as pessoas sobre a importância de atender o IBGE”, comentou Lopes sobre a falta de atenção da população em relação ao IBGE.
No Estado, o trabalho dos recenseadores está concluído em 90% dos setores censitários, que são áreas de trabalho com, em média, 300 domicílios. “Temos 19.810 setores no Ceará, são menos de 2 mil que estão em aberto e a gente espera concluir até 31 de janeiro”, continua o superintendente.
No Interior, a maioria dos municípios terminaram a coleta. Entretanto, de acordo com Francisco, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a coleta ainda está em andamento devido a “recusa das pessoas em responder e também ao número elevado de moradores ausentes”.
Outra questão pontuada pelo superintendente foi a dos setores com maior dificuldade de coleta, como áreas rurais, áreas de difícil acesso áreas de maior risco. “Esses setores foram deixados por último. Nas áreas de risco, estamos mantendo contato com lideranças comunitárias e agentes de saúde no sentido de facilitar o acesso do recenseador”, detalha Lopes.
A expectativa é que até 31 de janeiro o Censo esteja concluído e que, em março, seja feita a divulgação dos dados, em nível nacional. Ainda segundo a prévia divulgada pelo IBGE, o Brasil chegou a 207,8 milhões de habitantes.
Disque-Censo 137
Os domicílios que ainda não foram recenseados devem ligar para o Disque-Censo 137, orienta o IBGE. O serviço é disponibilizado de forma gradativa conforme os municípios chegam à etapa final das coletas de campo.
Ao receber a ligação, os atendentes solicitam o endereço para verificação. A partir da conferência no banco de dados, o atendente informa ao morador se o endereço consta como visitado ou não. Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e o atendimento é encerrado. Caso o endereço não tenha sido visitado, é agendada a visita presencial.
As ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer aparelho telefônico todos os dias da semana das 8h às 21h30min.