Voltar ao topo

16 de outubro de 2024

IBGE estima que população do CE seja de pelo menos 9 milhões

Instituição responsável pelo Censo 2022 calcula também que Estado tenha pelo menos 3 milhões de domicílios. Números serão ratificados ou não com o estudo, cujas coletas domiciliares começam nesta segunda

Compartilhar:

Começa nesta segunda-feira, 1º, a coleta domiciliar do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serão cerca de 183 mil recenseadores visitando todos os domicílios do país – o IBGE calcula serem aproximadamente 75 milhões.

No Ceará, 7.348 recenseadores visitarão mais de 3 milhões de domicílios distribuídos nos 184 municípios. A expectativa é de que sejam contados mais de 9 milhões de habitantes no Estado.

Além de saber exatamente qual o quantitativo atual de população nacional – estimada em 215 milhões de habitantes – o estudo vai desenhar uma fotografia detalhada dos brasileiros, mostrando suas principais caraterísticas socioeconômicas: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios etc.

Programado para acontecer em 2020, o censo foi adiado por causa da pandemia. No ano seguinte, sofreu novo adiamento, por falta de orçamento. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o Governo Federal liberou os R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária.

Até o início de novembro, os recenseadores estarão visitando cada domicílio nos 5.568 municípios do país, incluindo lares indígenas. Pela primeira vez, os moradores de territórios quilombolas serão contabilizados, bem como pessoas com diagnóstico do espectro autista.

PRIMEIROS RESULTADOS

Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024. Segundo a Unidade Estadual do IBGE no Ceará (UE/CE), haverá ações de lançamento oficial da operação censitária no Estado.

Neste domingo, 31, agentes do IBGE se reuniram no calçadão da Praia do Mucuripe, em Fortaleza, onde está localizada a Estátua de Iracema. Uniformizados com o traje de recenseador, realizaram sensibilização junto ao público no local, com abordagem e distribuição de material de divulgação.

Nesta manhã, o superintendente da UE/CE Francisco Lopes concede entrevistas acerca do acompanhamento do trabalho de coleta nos domicílios. À tarde, mais uma agenda será promovida, com os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor José Maria Moreira Campos, no bairro Parque Santa Rosa, em Fortaleza. Na ocasião, será realizada divulgação da operação censitária, além de distribuição de material e confraternização.

A instituição define o censo como “a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.”

[ Mais notícias ]