Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

I Feira do Zé acontece neste sábado, 18

Evento acontece na Casa de José de Alencar (CJA), um dos centros culturais da Capital
Foto: Reprodução/ CJA

Compartilhar:

Situada no Sítio Alagadiço Novo, em Fortaleza, a Casa de José de Alencar é um edifício tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e tem o papel de promover e difundir a obra de um dos grandes romancistas da história cearense. Neste sábado, 18, a Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (Secult UFC) promove, das 8h às 12h, a primeira edição da Feira do Zé, que leva ao público, de forma gratuita, a arte, a gastronomia e a cultura que envolvem todo o universo dos costumes do Estado.

A I Feira do Zé reúne uma programação artística e cultural com atividades de literatura, contação de histórias, música, dança, capoeira, artesanato, gastronomia, economia solidária e ludicidade infantojuvenil. Com ênfase na cultura viva, a feira acolhe saberes, tradições, artes e ofícios em um diálogo aberto e democrático, com o objetivo de cultivar produções socioculturais, estimular a economia criativa e divulgar a cultura cearense que faz parte da CJA.

Na Feira, estarão abertos para e visitas guiadas o Museu Arthur Ramos, com acervo temático de cultura afro-brasileira, a Pinacoteca Floriano Teixeira, as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará e a “Casinha” onde nasceu o escritor José de Alencar. Além deles, o Salão Iracema, que abriga a coleção do artista plástico cearense Descartes Gadelha, cujo tema é a obra Iracema, de José de Alencar, também estará aberto. Em junho deste ano, Gadelha completará 80 anos e será um dos homenageados da Feira do Zé.

Além de arte, também estarão representados na Feira o artesanato e a socioeconomia solidária, características da cultura local. Nas exposições, estarão trabalhos e empreendedores das comunidades do entorno da CJA, oriundos dos bairros de José de Alencar, Curió, Guajerú, Lagoa Redonda, São Miguel, Sapiranga, Sabiaguaba e Cambeba. . Haverá também barraquinhas de alimentos e produtos da reforma agrária, assim como estandes da Associação dos Orquidófilos do Ceará, exibindo as orquídeas e levando ao público informações sobre o cultivo dessas plantas; da Associação de Recicladores do Bairro José de Alencar, com a divulgação desse relevante trabalho socioambiental; e da Associação de Meliponicultores do Ceará, com produtos derivados da meliponicultura que valorizam a importância biológica das abelhas nativas. 

Também durante a Feira, no pátio externo da CJA, acontece um aulão gratuito de capoeira, aberto a todas as idades, com 1h30min de duração. O Programa de Música do Instituto Jacques Klein fará uma apresentação instrumental ao ar livre. Também haverá atividades de yoga e meditação com a Casa Coletiva Intiwatana, do movimento Nación Pachamama. 

Uma equipe de professores também fará uma contação de histórias voltada para as crianças nas dependências do Museu Arthur Ramos. Ao longo da feira, o Pé de Livros traz uma cenografia de uma árvore com livros e espaços que incentivam o hábito da leitura.

A classificação indicativa para participar da programação é livre e a entrada gratuita. A organização da Feira receberá doações voluntárias de absorventes íntimos femininos para serem encaminhados para o coletivo Sangue Nosso, que presta assistência a mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade social.

Serviço

I Feira do Zé

Onde: Casa de José de Alencar (av. Washington Soares, 6055 – Messejana) 

Quando: Neste sábado,18, das 8h às 12h

Valor: Entrada franca

[ Mais notícias ]