A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Geral Waldemar de Alcântara (HGWA), localizado no bairro Messejana na capital cearense, está coletando leite humano para o seu estoque. No local, há cerca de 7.560ml de leite humano pasteurizado em estoque, sendo que o uso é de uma média de 600 a 800 ml por dia, tornado-se necessária a doação. O hospital tem capacidade para receber 24 bebês em sua maioria prematuros que precisam de cuidados intensivos.
A nutricionista Fernanda Fernandes, que atua na unidade, explica que o leite materno é um alimento essencial para todos os bebês, especialmente para os bebês prematuros, com baixo peso ou patologias gastrointestinais. “Alguns bebês ficam impossibilitados, mesmo que de forma temporária, de receber leite materno, principalmente devido a problemas com a saúde da mãe, logo após o parto. Para essas crianças, o leite doado é de imensa importância, para sua nutrição e recuperação clínica e nutricional. Esse leite é pasteurizado e distribuído para os bebês que têm indicação de uso”, explicou a especialista.
Diferentemente dos bancos de leite, o HGWA funciona como um posto de coleta. Tanto os bancos de leite como os postos de coleta, têm como missão “a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”. Os bancos de leite humano são responsáveis pela coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite doado, além de realizar atendimentos de orientação e apoio à amamentação.
“Os postos de coleta também realizam essas atividades, exceto as etapas que correspondem ao processamento do leite, e essa é a principal diferença entre os dois tipos de serviços. Normalmente, quando o HGWA recebe a doação, ela é enviada para o processamento (pasteurização) e posterior recebimento e distribuição do leite já pasteurizado”, acrescenta Fernandes.
COMO DOAR
A doação é de extrema importância para os bebês internados. Mães em fase de amamentação e com excedente de leite interessadas em doar podem entrar em contato com o hospital pelo número (85) 3216-8325. As voluntárias serão orientadas quanto à higiene, à ordenha e ao envio do leite humano para a unidade.
O hospital disponibiliza um colaborador para deixar o material de coleta na casa da doadora, pegando-o posteriormente. O HGWA está situado na Rua Pergentino Maia, 1559 – Messejana, Fortaleza (CE).