Voltar ao topo

4 de outubro de 2024

Hospital Universitário do Ceará está com 72% das obras concluídas, informa Izolda Cela

O complexo, instalado na Universidade Estadual do Ceará (Uece) terá cerca de 650 leitos, entre clínicos e UTIs, distribuídos em três torres principais: clínica, cirúrgica e materno-infantil
Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhar:

O Hospital Universitário do Ceará (HUC), instalado na Universidade Estadual do Ceará (Uece), está com 72% dos trabalhos concluídos, segundo informou a governadora Izolda Cela (sem partido) após vistoria à unidade, nesta segunda-feira, 29. O complexo terá cerca de 650 leitos, entre clínicos e UTIs, distribuídos em três torres principais: clínica, cirúrgica e materno-infantil. A expectativa é que o Hospital Universitário, uma das promessas de gestão do ex-governador Camilo Santana (PT), seja entregue integralmente em 2023.

Em postagem nas redes sociais, Izolda explicou que, além de atender casos de alta complexidade, o equipamento será fundamental na formação dos alunos do Centro de Ciências da Saúde da UECE. “Agradeço aos secretários, engenheiros, operários e demais profissionais que nos acompanharam hoje”, destacou a governadora.

O heitor da Uece, Hidelbrando dos Santos, destaca, em vídeo publicado nas redes sociais da governadora, que a obra representa uma mudança de patamar do serviço de saúde ofertado à população cearense. “É uma mudança de paradigmas do ponto de vista da relação da universidade com o sistema público de saúde”, aponta.

“Estamos diante de um novo modelo de paradigma que vai potencializar não somente a boa formação de toda a área de saúde da nossa universidade e do estado do Ceará, como também vai ser um polo de movimento científico e tecnológico. É uma mudança de patamar da formação na área de saúde, mas também da pesquisa e inovação na área de saúde”.

Evolução da obra

O superintendente de obras públicas do Ceará, Quintino Vieira, detalhou, por sua vez, o andamento da obra. “Fizemos uma troca do concreto convencional pelo concreto pré-moldado, onde dá uma maior velocidade para realmente começarmos a entregar, a partir do fim do segundo semestre de 2022, o bloco C. No primeiro semestre de 2023, o bloco do centro e esse bloco A, no segundo semestre de 2023, quando o Governo do Estado deverá estar entregando essa grande obra, um dos maiores equipamentos em hospital do Nordeste.

Foto: Reprodução/Instagram

Durante visita à unidade, no início do ano, o então governador Camilo Santana disse que a previsão era que Hospital fosse entregue até dezembro deste ano. Na ocasião, a obras estava com pouco mais de 40% de execução. O investimento total está na ordem de R$ 274,7 milhões. O complexo hospitalar, uma das principais bandeiras de Camilo ao longo de sua gestão, será o maior do Estado, erguido em uma área de 79,5 mil m² no campus da Uece, no bairro bairro Itaperi, em Fortaleza.

[ Mais notícias ]