A primeira captação múltipla de órgãos do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) foi realizada no domingo (7). Na unidade de saúde, localizada em Limoeiro do Norte, foram captados dois rins, um fígado e um coração.
Após o procedimento, os órgãos captados foram encaminhados à Capital no helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). A captação foi articulada pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do HRVJ e envolveu 14 profissionais, entre funcionários da unidade e da Central Estadual de Transplantes. Os médicos-cirurgiões Juan Mejia e Saul Landim, a enfermeira Socorro Gomes e a técnica de Enfermagem Lady Daiane foram responsáveis pela captação do coração. O fígado e os rins foram captados pelos médicos-cirurgiões Ingrid Sousa e Airton Lopes e pela enfermeira Nayane Almeida.
A equipe do HRVJ contou com o suporte do médico-anestesista André Mero, do cirurgião Vicente Bruno, dos enfermeiros Agnes Raquel da Silva, Samuel Oliveira e Andresa Rodrigues, dos técnicos de Enfermagem Cláudia dos Santos e Lidiane Saraiva e do coordenador do Serviço Social daquela unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Felipe Freitas.
PRIMEIRA CAPTAÇÃO
A captação múltipla no HRVJ ocorreu dois dias após a unidade realizar, pela primeira vez, o procedimento para a retirada de um fígado, na última sexta-feira (5). Nas duas ocasiões, os órgãos foram captados a partir da autorização de familiares dos pacientes que tiveram morte cerebral.