O Hospital Geral César Cals (HGCC) conta agora com uma sala exclusiva de acolhimento pra mulheres vítimas de violência. Além da escuta especializada, o espaço oferece o acompanhamento que a mulher precisa para romper o ciclo de agressões. A direção da unidade hospitalar se preocupou e teve o cuidado de oferecer esse espaço, de acordo com as diretrizes que preconizam o atendimento direcionado à mulher em situação de violência.
O espaço, localizado no setor ambulatorial, na Avenida do Imperador, 372, Centro, é mais uma ação do programa Vitória-Régia, integrante da Rede Estadual de Atenção a Mulheres, Adolescentes e Crianças em Situação de Violência – Pontos de Luz. O objetivo é promover o atendimento integral e especializado a vítimas de violência sexual e doméstico, de acordo com os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde.
Casos de mulheres vítimas de violência já eram atendidos na emergência do HGCC, no entanto, agora, elas podem contar com um serviço especializado de acolhimento e atendimento sigiloso. O programa Vitória-Régia funciona no HGCC desde 8 de março de 2022. No ano passado, foram quatro atendimentos. Em 2023, considerando dados até novembro, já são 29 casos atendidos ou em acompanhamento.