A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) lança nesta sexta-feira, 16, às 19h, no Complexo Cultural Estação das Artes, a 23ª edição do Ceará Junino. Neste ano, o tema é “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”, uma homenagem ao compositor, arquiteto, urbanista e poeta cearense Fausto Nilo. Resultado de uma política permanente de patrimônio cultural e memória, o Ceará Junino apoia 136 projetos de quadrilhas juninas em todo o Estado, assim como a realização de 21 Festejos Regionais e do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2023.
O evento de lançamento contará com as apresentações das quadrilhas do Zé Testinha e do Regional Balanço do Rei. Na ocasião também será apresentado o calendário dos festejos que acontecem pelo Estado. O 23º Ceará Junino conta com produção da Assum Preto Produções.
“Serão investidos R$ 4,2 milhões no Ciclo Junino neste ano. Um investimento na Cultura do Ceará, que movimenta a economia criativa, com foco também na diversidade das manifestações deste ciclo, no turismo e no fomento a festejos por todas as macrorregiões do Estado”, afirma a secretária da Cultura, Luisa Cela. Além dos festejos, o tradicional Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, como etapa de culminância das etapas regionais que acontecem Ceará adentro, acontecerá no centro do sertão cearense, na cidade de Quixeramobim, entre os dias 27 e 30 de julho.
HOMENAGEM
O tema deste ano é uma continuidade do que foi realizado em 2019, que se falou da profecia de Antônio Conselheiro, quando o sertão viraria mar transformando Quixeramobim num mar de cores, sabores, afetos e muita alegria. Sertão, serra e mar se encontraram no coração do Ceará. Agora, o público poderá mergulhar mais fundo nas águas desse mar em homenagem a Fausto Nilo, que é filho de Quixeramobim e completa oito décadas de vida neste ano.
O fato chama a atenção para a relevância do artista no âmbito nacional, o qual pela diversidade da sua obra e pelas parcerias com grandes intérpretes, como Rodger Rogério, Nonato Luiz, Belchior, Fagner, Petrúcio Maia, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Lulu Santos, Moraes Moreira, Elba Ramalho, dentre outros, escreve um dos mais expressivos capítulos da Música Popular Brasileira.
APRESENTAÇÕES
Participa das festividades a Quadrilha Zé Testinha, cujo nome é uma alusão ao seu marcador, Reginaldo Rogério. É uma das quadrilhas mais tradicionais do nordeste. É um grupo que pesquisa, dança, faz teatro e compõe as próprias músicas. A quadrilha foi criada em 1976 no bairro Vila União, em Fortaleza. Também marca presença o grupo apaixonado por música, Regional Balanço do Rei, que vem ao longo dos anos ensinando vários jovens da Caucaia a tocarem instrumentos como zabumba, sanfona e triângulo, além de descobrirem jovens e talentosas cantoras.

EDITAIS
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará lançou no início de abril o 23º Edital Ceará Junino para Quadrilhas Juninas – 2023, que teve como objetivo fomentar projetos de todo o Ceará de grupos ou coletivos voltados à produção artística, a circulação de grupo e a difusão das manifestações culturais regionais do ciclo junino, nas categorias de Quadrilha Junina Infantil, Quadrilha Junina Adulta, Quadrilha Junina da Diversidade e Quadrilha Junina Culturas Camponesas.
De acordo com a política de cotas da Secult Ceará, o edital reservou 20% de vagas para candidatos negros, 5% para candidatos quilombolas, 5% para candidatos indígenas e 10% das vagas para pessoas com deficiência, considerando, na sua distribuição, aspectos de regionalização e especialidade.
Em maio, foi lançado o 23º Edital Ceará Junino para os Festivais Regionais e 18º Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino – 2023, com o objetivo de selecionar e apoiar a realização de iniciativas destinadas à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias do ciclo junino. Por meio do instrumento, foi selecionada uma instituição para formalizar parceria com a Secult Ceará, em regime de mútua cooperação, para realização dos 21 Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas, e o 18º Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino.
Lançamento do 23º Ceará Junino “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”
- 16 de junho, sexta-feira, 19h
- Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 510 – Centro)
- Gratuito e aberto ao público