Um homem não identificado de 44 anos foi flagrado ateando fogo próximo a local onde bombeiros tentavam apagar incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza, neste sábado (20). Ele foi conduzido até o 2º Distrito Policial (DP). Com focos de incêndio desde a última quinta-feira (18), o Parque vem recebendo trabalhos ininterruptos de profissionais e voluntários para dissipar as chamas. Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (CBMCE), coronel Cláudio Barreto, o fogo foi controlado na manhã deste domingo (21), restando apenas pequenos focos onde será feito o trabalho de rescaldo.
Contra o indivíduo que ateou o fogo, foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) – utilizado em infrações de menor potencial ofensivo, com penas de até dois anos – por crime ambiental. Não há ligações entre a ação do homem e os focos de incêndio registrados no Parque. O caso vem sendo investigado.
O INCÊNDIO
O incêndio registrado em uma área de difícil acesso no Parque do Cocó foi oficialmente controlado na manhã deste domingo por equipes do CBMCE, brigadistas da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança Climática do Ceará (Sema) e da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e voluntários. Segundo o coronel Cláudio Barreto, não há mais fogo registrado no Parque, “graças a um trabalho incansável, focado, coordenado e, acima de tudo, heroico de nossos brigadistas”. No momento, conforme Barreto, “só alguns troncos caídos” permanecem liberando fumaça em pontos isolados. “Mas os bombeiros continuarão monitorando“, completou.
Durante os trabalhos realizados neste sábado (20), os bombeiros militares fizeram uso do líquido gerador de espuma (LGE), que atua com o resfriamento e o abafamento, o que evita a reignição das áreas queimadas que ficam aquecidas. A substância, então, auxilia a manter controlados os focos de incêndio que permanecem ativos. Além do LGE, seguem sendo utilizadas bombas de água e um drone com câmera térmica que permite uma vistoria de como está a situação no local. O coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cláudio Barreto, segue no local com as equipes e sinaliza o avanço na operação de combate às chamas.
“Durante o dia, fizemos um sobrevoo na área e verificamos os pontos de calor em que deveríamos focar. Tivemos êxito em extinguir parte desses focos de calor e, agora à noite [deste sábado], seguiremos atuando no controle do último foco que verificamos estar ativo. As nossas guarnições seguem firmes e fortes para finalizar a operação e debelar qualquer foco de incêndio”, apontou.
Como apontou a Sema ao OPINIÃO CE, as chamas estão “praticamente controladas”. “As equipes vão continuar no local fazendo o trabalho de rescaldo, que deve prosseguir por todo o domingo. Os brigadistas torcem para não ter nenhuma reignição de chamas”, enviou a pasta em nota. As informações são do secretário de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria, Gustavo Vicentino.
