Voltar ao topo

26 de abril de 2025

Hemoce é o único do Norte e Nordeste a receber certificado internacional que indica o alto padrão de qualidade

Foram destacados pelos representantes da instituição internacional o trabalho de comunicação, o setor de Tecnologia da Informação (TI) e o laboratório de controle interno de qualidade do setor de imuno-hematologia do Hemoce. 
Reprodução/ Governo do Estado

Compartilhar:

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), renovou, nesta quarta-feira (7), a certificação que comprova o alto padrão de qualidade do serviço, além de indicar um melhor atendimento e segurança para doadores e pacientes.  O equipamento cearense é o único hemocentro das regiões Norte e Nordeste a receber o reconhecimento da instituição americana. 

“A certificação aumenta a segurança e qualidade do serviço. O Hemoce se preocupa com essa segurança, pensando em excelência. O hemocomponente encaminhado pelo Hemoce pode ser comparado a qualquer hemocomponente internacional. A confiabilidade maior que você tem é que possui uma excelência mundial, desde a captação do candidato à doação até o momento da transfusão. Não importa onde você esteja, no serviço público ou privado, dentro do Brasil ou fora, você vai ter o mesmo produto que hoje você encontra aqui”, alega a coordenadora do Programa de Acreditação da AABB/ ABHH, Renato Rizzo. 

Além de ser o único hemocentro do Norte e Nordeste a receber a certificação internacional neste ano, em 2022, o Hemoce foi o primeiro hemocentro do Nordeste a ser reconhecido pelo certificado da Associação. 

A acreditação é da Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapias), que teve auditores visitando a sede do Hemoce, entre os dias 5 e 6 de agosto. Na avaliação, foram verificados os setores das áreas técnicas de Hemoterapia (atendimento do doador, laboratórios, processamento e distribuição, dentre outros), Hematologia (ambulatórios de transfusão, coagulopatias e hemoglobinopatias, laboratórios de coagulação e hematologia) e administrativos que dão suporte ao corpo técnico.

Foram destacados pelos representantes da instituição internacional o trabalho de comunicação, o setor de Tecnologia da Informação (TI) e o laboratório de controle interno de qualidade do setor de imuno-hematologia do Hemoce. 

 “O Hemoce tem o compromisso de ter os certificados e acreditações da Qualidade. A AABB é muito especial porque é uma instituição americana que tem um padrão de qualidade internacional. Ao receber essa reacreditação, comprovamos que o nosso processo está adequado a esse padrão internacional, e isso faz parte do nosso compromisso de oferecermos os melhores serviços e produtos à população cearense. É muito gratificante trabalhar em uma instituição que tem essa responsabilidade e condições de estar adequada a esse padrão”, enfatiza a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos.

Entre os critérios para a certificação dos hemocentros está a organização, disponibilidade de recursos e equipamentos, relação com fornecedores e pacientes, além do controle de processos, documentos e registros. A associação também considera as ações que estejam seguindo regulações nacionais e internacionais, tendo em vista a segurança e ciclos de melhoria. 

 

[ Mais notícias ]