Voltar ao topo

5 de novembro de 2024

Há sete jogos sem vencer, Fortaleza tenta vitória contra o Cruzeiro neste sábado (18), no Castelão

O jogo, válido ainda pela 30ª rodada da Série A, vai marcar a volta da bateria das Torcidas Organizada ao estádio
Atacante Pedro Rocha em treino do Fortaleza no Centro de Excelência Alcides Santos, no Pici. Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

Compartilhar:

O Fortaleza joga neste sábado (18) contra o Cruzeiro/MG, na Arena Castelão. No primeiro jogo no Estádio após as melhorias do Governo do Ceará à praça esportiva, a partida, atrasada devido à classificação do Tricolor à final da Copa Conmebol Sul-Americana, é decisiva para o Leão do Pici escapar de vez da possibilidade de rebaixamento. Às 18h30, o jogo será transmitido pelo Premiere FC.

Na 12ª posição da Série A, com 43 pontos, o Tricolor de Aço precisa vencer para poder fugir da briga contra o Z4. O clube mineiro, com seis pontos a menos que o Fortaleza, é o 17º, primeiro dentro da zona de rebaixamento. O cenário, portanto, pode ser visto como um confronto direto.

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta (17), o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, minimizou a sequência sem vitórias. Segundo o dirigente, deve-se analisar o contexto dessas partidas. “As duas primeiras a gente estava extremamente focado na final da Copa [Sul-Americana]”, afirmou. “O terceiro jogo dessa série foi a final, que fizemos um bom jogo (…), mas um jogo dificílimo, e não veio o título nos pênaltis. (…) Houve sim, logicamente uma frustração, um momento difícil de ser superado rapidamente, e aí você já entra na roda viva do campeonato, em que fomos pegar um Atlético Mineiro, a gente cheio de desfalques”.

“Depois vem o Flamengo que é um grande time. Você pegar o Flamengo em qualquer momento e em qualquer situação é difícil. Perdemos novamente, e depois um empate com o Athletico Paranaense e uma derrota para o Cuiabá, que foi uma exibição que principalmente no primeiro tempo deixamos muito a desejar”.

O presidente aproveitou a oportunidade para fazer um apelo ao torcedor. “O que posso pedir para o torcedor nesse momento é que a gente jogue junto os 90 minutos. Que a gente não transfira a ansiedade que a gente vê nas redes sociais, que é natural, todo comportamento do torcedor é natural”, disse. “A gente vive de vitória, quando o fortaleza ganha todo mundo fica feliz”, completou.

Para a partida contra o Cruzeiro, o técnico Juan Pablo Vojvoda só não poderá contar com os atletas Hércules e Vinícius Zanocelo à disposição, ambos no Departamento Médico. Nos últimos jogos, o treinador utilizou o volante Pedro Augusto como titular, uma das principais críticas da torcida tricolor nos últimos jogos. Neste fim de semana, a presença do atleta no meio-campo é incerta. Segue possível escalação: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison (Pedro Augusto), Calebe; Marinho (Yago Pikachu), Lucero e Guilherme.

VOLTA DA BATERIA

Em decisão do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), as Torcidas Organizadas (TOs) do Fortaleza poderão retornar de vez aos estádios. As duas maiores TOs do clube foram punidas por brigas dentro e fora de praças esportivas. Com isso, a Torcida Força da Galera (ex-Torcida Uniformizada do Fortaleza) e a Irmandade Tricolor (ex-Jovem Garra Tricolor) poderão retornar ao Castelão.

Além disso, o embate não poderá contar com a presença dos torcedores mineiros. Nesta quinta (16), a Raposa foi punida preventivamente pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e vai jogar sem torcida pelos próximos 30 dias, devido conflito contra a torcida do Coritiba/PR no último fim de semana.

[ Mais notícias ]