O deputado federal José Guimarães, uma das principais lideranças do PT no Ceará, afirmou, nesta quinta-feira, 21, que o PT indicará o nome ao Governo do Estado em uma chapa formada por legendas aliadas. Ainda conforme o comunicado, o anúncio da coligação deve ser feito até o próximo sábado, 23, e a ideia é que o ex-presidente Lula venha ao Ceará anunciar a decisão das siglas. Pelo Twitter, Guimarães também colocou seu nome à disposição para encabeçar a chapa ao Governo.
“Meu nome está colocado, como o de outros quadros do PT. Todo mundo sabe que eu sou a cara do Lula aqui no CE. Se os cearenses e o ex-governador Camilo Santana quiserem que eu cumpra outra missão, estou à disposição”, disse. “O candidato ao governo será do PT. O vice será um aliado. A ideia é agregar em torno do Camilo, que é candidato ao Senado, todos esses partidos com os quais estamos dialogando.“
Ao falar sobre o rompimento da aliança com o PDT, Guimarães disse que seu coração “encheu-se de tristeza”. “Só nós sabemos o que enfrentamos para compor a aliança com o Cid Gomes em 2006. De uma hora para outra, a gente vê a exclusão e a aliança se quebrando”.
Nossa ideia é, até sábado, anunciar a chapa. Estamos para a luta. A ideia é o Lula vir ao Ceará para anunciar a nossa empreitada. #GuimaNaCampoMaior
— José Guimarães (@guimaraes13PT) July 21, 2022
Ainda na série de publicações, Guimarães enalteceu o trabalho de Izolda e informou que a pedetista tem “lugar garantido em qualquer espaço nacional”. Após a escolha pelo ex-prefeito Roberto Cláudio como cabeça de chapa do PDT nas eleições de outubro, há uma pressão para que Izolda o apoie. Nesta quinta-feira, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB), lançou uma nota dura cobrando a governadora.
“Não vou tratar de filiação, mas Izolda Cela tem lugar garantido em qualquer espaço nacional. Não conversei isso com ninguém, mas defendo que ela ocupe lugar no governo federal, em um eventual governo Lula, pelo papel de importância que possui“, disse Guimarães. Sobre Camilo Santana, Guimarães afirmou que nenhum prefeito do Estado tem algo contra o ex-governador.