O deputado federal José Guimarães (PT), líder do Governo na Câmara Federal, disse que a escolha do candidato ou candidata do partido à Prefeitura de Fortaleza será feita por meio de consenso e não via votação direta, como algumas lideranças da legenda defendem. Ele ressalta que o PT tem cinco pré-candidatos em Fortaleza e que o governador Elmano de Freitas articula o diálogo.
“Nós estamos num processo de diálogo liderado pelo Elmano. Agora em março, nós vamos resolver a bronca lá de Fortaleza“, disse Guimarães, durante participação de evento político em Nova Russas, nos Inhamuns.
Indagado se escolha seria realmente consensual ou se haveria a necessidade de realização de prévia, o parlamentar afirmou que defende o consenso. Lembrou que a militância política dele sempre foi no PT e que a unificação é mais agregadora. “E é um espelho para a sociedade. Considero que nossa unidade lá [em Fortaleza] é fundamental, como aconteceu aqui, em Nova Russas”, afirmou.
O parlamentar ressaltou que outras candidaturas em cidades politicamente importantes foram decididas por meio de consenso. Como exemplo, Guimarães citou que as candidaturas às prefeituras de Crato e Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense, foi decididas em reuniões realizadas em Brasília.
