Moradores do município de Guaiúba, a cerca de 40km de Fortaleza, recebem nesta quinta-feira (17) a primeira edição da Assembleia Itinerante em 2022. A data escolhida marca os 35 anos do município. Na oportunidade, a população poderá acompanhar o trâmite legislativo e ficar mais próxima dos deputados estaduais. Em coletiva antes da sessão, o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), disse que o objetivo é que ao menos outras duas regiões recebam o projeto ainda neste ano: regiões Norte e Litoral Leste ou Oeste.
“Fazer com que o parlamentamento possa estar se aproximando da população cearense. Estamos querendo dizer que o Poder Legislativo produz, que além de fiscalizar o Poder Executivo podemos legislar e, através das leis, dar condições para que as vidas das pessoa sejam transformadas“, destacou. A Assembleia Itinerante é um recurso previsto no Regimento Interno da Casa para levar os trabalhos parlamentares para o interior do Ceará e descentralizar as decisões que acontecem em Fortaleza.
As ações começaram no segundo semestre do último ano, com quatro edições do evento, em Itapipoca, Icó, São Benedito e Novo Oriente. Em Guaiúba, o evento acontece no Centro Educacional de Arte e Cultura Portal da Serra (Cearc) da cidade.
Polo Industrial Químico
Antes da sessão itinerante, os parlamentares participaram de uma visita ao Polo Industrial Químico de Guaiúba, onde será inaugurada a primeira empresa do complexo, a InstraPlast. A fábrica produz embalagens para bolos e pães. Conforme explicou Evandro, outras três empresas estão em processo de instalação. O Polo Industrial foi inaugurado em 2018 pelo Governo do Ceará e deve abrigar mais de 2o empreendimentos, gerando cerca de dois mil empregos diretos na Região Metropolitana de Fortaleza.