Menu

Grupo liderado por Cid Gomes aprova filiação ao PSB

Quase todos os dissidentes do PDT decidiram que entrarão para o PSB. Como apurou o OPINIÃO CE, a decisão só não foi unânime devido ao posicionamento de Guilherme Bismarck, deputado estadual. O parlamentar é filho do prefeito de Aracati, Bismarck Maia, presidente do Podemos no Ceará. A decisão, no entanto, ainda não está oficializada.

Os prefeitos e vereadores se filiarão na janela partidária e os deputados vão aguardar o julgamento do pedido de desfiliação com a carta de anuência. Essa resposta deve ser dada aos políticos, provavelmente, na segunda quinzena de janeiro do próximo ano.

A decisão dos prefeitos foi tomada durante a reunião realizada pelo bloco político de Cid Gomes no LC Corporate. A informação foi obtida com exclusividade pelo OPINIÃO CE.

Pouco antes de iniciar o encontro, Cid Gomes chegou a declarar que a ida de prefeitos e parlamentares pedetistas ainda não se transferiram em bloco para o Partido Socialista Brasileiro (PSB) por conta que conversas que mantém com Eudoro Santana, presidente da sigla. “Uma das coisas que tem pesado para que uma decisão não tenha sido tomada são as conversas que tenho com ele [Eudoro]”, chegou a dizer o senador.

O encontro, segundo o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), disse ao OPINIÃO CE, serviria, para atualizar os aliados do Interior. Mesmo com muitos políticos afirmando que a transferência em massa para o PSB ainda estava no campo da especulação, principalmente após as declarações de Cid, a tendência era que a ida se concretizasse ainda nesta segunda, como de fato ficou decidido no encontro.

O prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, o Maurição, ao final da reunião, confirmou que os prefeitos decidiram pela filiação ao PSB. Maurição frisa que a migração para o PSB fará com que o partido passa a ter mais de 65 prefeitos, podendo chegar a 70 gestores municipais. Embora não tenha havido votação para oficializar a decisão, o prefeito de Senador Pompeu lembrou que somente o deputado estadual Guilherme Bismarck foi contrário.

Eduardo Bismarck enalteceu alguns pontos positivos sobre uma possível ida em bloco dos pedetistas liderados por Cid Gomes para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O parlamentar ressaltou que o PSB, na atual conjuntura, é a agremiação política que mais se assemelha ao PDT no que se refere ao posicionamento ideológico de centro-esquerda.

PODEMOS

Antes do início da reunião, o parlamentar falou sobre a possibilidade de a transferência em massa para o PSB não ser concretizada. Lembrou que uma das opções seria o Podemos. “O presidente Bismarck [Maia] colocou o Podemos de portas abertas para nós”, frisou o parlamentar.