O Grupo Fornecedora, conglomerado empresarial do Nordeste, referência no mercado de produtos e serviços para a construção pesada, indústria, setor rodoviário e agricultura, celebra, em 2025, 70 anos de História. O quadro diversificado de sete empresas impulsionou o desempenho do grupo nas últimas décadas, tornando-o um dos mais importantes grupos econômicos voltados à distribuição de bens de capital (caminhões, tratores, máquinas de construção e empilhadeiras) e terceirização de frotas do Brasil.
A perspectiva para 2025 é ainda mais promissora, segundo o CEO do Grupo Fornecedora, André Leão Ribeiro. “A celebração de 70 anos é um marco de orgulho e responsabilidade. Estamos preparando a empresa com a projeção de um aumento de mais de 20% em volume de negócio em 2025, com investimentos em novas unidades, tecnologias e, principalmente, no fortalecimento das parcerias com nossos clientes e fornecedores”, explica. Tudo isso apoiado em uma estratégia de expansão regional e fortalecimento de parcerias com marcas internacionais de renome, como CASE, DAF Caminhões, Dynapac, Hyster/Yale, New Holland e Zoomlion, a mais recente parceria do grupo. A projeção de investimentos para este ano é de R$ 70 milhões.
LEGADO E REFERÊNCIA
Fundada em 1955 por Joãozito Arruda com o nome Fornecedora para a Indústria Ltda, a empresa surgiu com o propósito de atender às crescentes demandas do parque industrial da região, que passava por um momento de expansão significativa. A visão pioneira do fundador, aliada à gestão inovadora do filho, Nertan Ribeiro, transformou a Fornecedora em uma referência em soluções industriais, logísticas, agrícolas e de infraestrutura. Hoje a empresa é conduzida, além de Nertan Ribeiro, por André e Pablo Ribeiro, membros da terceira geração desde a fundação.
O conglomerado construiu uma trajetória marcada por diversificação e adaptação às demandas do mercado. A Fornecedora Máquinas e Equipamentos, primeira das empresas do grupo, deu início às operações em 1955, focada no fornecimento de máquinas e peças para o setor industrial.
Com o passar das décadas, o grupo expandiu as atividades para novas áreas e estados. A primeira filial foi em Teresina, capital do Piauí, em 1976. A entrada em Engenharia e logística ocorreu em 1997 com a Fornecedora Rental, posteriormente renomeada para Fornecedora Engelog em 2009, acompanhando as necessidades do mercado por soluções integradas e especializadas.
A partir de 2014, o grupo diversificou ainda mais as operações com a criação da DAF Fornecedora Caminhões, fortalecendo a posição no setor de transportes. Em 2017, foi a vez da Fornecedora Pavimentos, voltada para a crescente demanda por infraestrutura e pavimentação no Nordeste. O agronegócio ganhou espaço em 2020 com o lançamento da Fornecedora Agro, enquanto o segmento de máquinas industriais foi incorporado mais recentemente, em 2023, com a Fornecedora Máquinas Industriais.
Atualmente, o Grupo Fornecedora opera com 24 unidades em todo o Nordeste, com novas inaugurações previstas nos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte (novas lojas), ampliando a capilaridade e reforçando sua presença em mercados estratégicos. Essa expansão reflete o compromisso do Grupo Fornecedora com o desenvolvimento econômico da região e a capacidade de atender às necessidades de diferentes setores produtivos.
Com a sete empresas, um quadro de mil colaborares, o Grupo Fornecedora obteve, no ano passado, uma receita bruta de aproximadamente R$ 1 bilhão.