Segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Samuel Elânio, a situação está “totalmente controlada” no Grande Pirambu após série de atentados contra veículos nesta quinta-feira, 10. Conforme a polícia, o principal articulador dos ataques realizados no Pirambu e no Carlito Pamplona foi preso na noite desta quinta-feira. O homem, Francisco Barbosa de Sousa, 43, é conhecido como “Turinga”. Ainda conforme a pasta estadual, um total de 16 suspeitos foram detidos.
A informação foi confirmada em coletiva na manhã desta sexta, 11. “Quero dizer para a população que fique tranquila, que o trabalho vem sendo feito. Os atentados não vão mais acontecer. A situação está totalmente controlada. Podem circular, abrir comércios, ir para as escolas, porque a situação está sob controle”, garantiu o titular.
“Determinado grupo [facção criminosa] queria entrar em uma área, que estava com muito policiamento. Então, teria sido atirado fogo nos veículos para desviar a atenção da polícia”, explicou o secretário da SSPDS, Samuel Elânio.
Conforme o titular, as ordens dos ataques, que terminaram com três carros queimados, não partiram, por via de regra, dos presídios cearenses. A pasta também garante que os atentados se concentraram no Carlito Pamplona e o no Pirambu, de forma “pontual”. Conforme a SSPDS, os principais alvos dos ataques se concentram no Ceará, mas a pasta não descarta articulação em outros estados brasileiros e até mesmo de fora do país.
PRISÕES
Ainda conforme o gestor da pasta, dentre as 16 pessoas capturadas, cinco são menores de idade, sendo transferidas para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Os demais foram enviados à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado. Outras diligências seguem sendo realizadas buscando a prisão de outros envolvidos. Ainda conforme Elânio, pelo menos nove armas também foram apreendidas durante as operações das forças de segurança, incluindo um fuzil e uma granada.