Segundo a pesquisa Genial/Quaest, o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 60% dos brasileiros. Outros 35% desaprovam o mandato do petista e 5% não sabem ou não responderam. No último levantamento, em junho, 56% aprovavam o Governo Lula. Divulgada nesta quarta-feira, 16, a consulta entrevistou 2.029 pessoas entre os dias 10 e 14 de agosto. A pesquisa mostra levantamentos de quatro períodos: fevereiro, abril, junho e agosto de 2023.
Com exceção do Nordeste, as demais regiões apresentaram crescimento na aprovação do Governo Lula entre fevereiro e agosto: Nordeste, 77% em fevereiro para 72% em agosto; Sudeste, 48% em fevereiro para 55% em agosto; Sul, 50% em fevereiro para 59% em agosto; e Centro-Oeste e Norte, 50% em fevereiro para 52% em agosto. Em relação à desaprovação, no entanto, a evolução não é positiva para o Governo petista.
Em todo o país, a taxa de desaprovação ficou maior durante o período de seis meses entre os primeiros e últimos índices divulgados: Nordeste: 16% para 25%; Sudeste: 32% para 39%; Sul: 30% para 38%; e Centro-Oeste e Norte: 33% para 39%.
MAIS DADOS
No que diz respeito ao sexo dos entrevistados, 60% das mulheres aprovam o Governo Lula, 35% desaprovam e 5% não sabe ou não respondeu. Já para os homens, 59% deles aprovam o mandato do petista, outros 36% desaprovam e 3% não sabem ou não responderam. Tanto o índice de aprovação quanto o de desaprovação cresceram com o decorrer dos levantamentos. Por faixa etária, a população com 60 anos ou mais é a que possui maior aprovação da administração de Lula, com 61%. Para as pessoas entre 16 e 34 anos e 35 a 59, a aprovação é de 59%.
Conforme à escolaridade, o mandato de Lula é aprovado por 67% das pessoas que estudaram até o Ensino Fundamental, 56% por aqueles que fizeram Ensino Médio completo ou incompleto e 53% pelos que possuem Ensino Superior incompleto ou mais. No que se refere à renda familiar, a administração possui 68% de aprovação pelas famílias que recebem até dois salários mínimos, 56% para mais de dois a cinco salários mínimos e 49% para acima de cinco salários mínimos.
Quanto à cor e raça, o Governo Lula tem sua maior aprovação pelos que se denominam pretos, com 70%. Para os pardos, a avaliação fica em 60% e para os brancos em 56%. Para demais cores e raças, a avaliação da administração do petista é de 60%. Por religião, a parcela que mais aprova o atual presidente é os do que não são evangélicos nem católicos ou não possuem religião, com 64%. Para os católicos, a administração é aprovada por 63%, e 50% para os evangélicos.
Já relativamente às Eleições de 2022, os eleitores de Lula no segundo turno aprovam o mandato do chefe do Executivo em 87%, enquanto os que votaram em Jair Bolsonaro (PL) aparecem com 15% aprovando o Governo do petista. Entre os que votaram branco/nulo ou não foram votar, a aprovação aparece em 43% do total.