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21 de maio de 2025

Governo lança plataforma para consumidor denunciar telemarketing abusivo; confira

A ferramenta é disponibilizada pela internet, onde a pessoa pode fazer a denúncia.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

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O Governo Federal lançou mais um canal direto para denúncias contra empresas de telemarketing por prática abusiva no contato com o consumidor. A ferramenta é disponibilizada pela internet, onde a pessoa pode fazer a denúncia. Por meio da plataforma, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (discagem direta a distância – quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

As denúncias, então, serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e encaminhadas aos Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o país para que sejam analisadas e aberto eventual processo administrativo pelo descumprimento da medida. No início da semana, as atividades de telemarketing abusivo de 180 empresas brasileiras foram suspensas por decisão da Senacon e dos Procons. “A medida tem o objetivo de pôr fim às ligações que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores”, explicou o ministério.

A decisão de suspender foi tomada com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br nos últimos três anos. As informações são da Agência Brasil.

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