Em busca de diminuir o número de roubos e crimes praticados nas paradas de ônibus em Fortaleza, o Governo do Estado lançou o programa “Segurança no Ponto”, nesta quarta-feira (6). A ação será comandada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) com reforço policial nos períodos de maior movimentação nas paradas de ônibus com policiamento em viaturas, ciclopatrulhamento e motopatrulhamento.
Os locais de atuação policial foram definidos de acordo com as estatísticas apresentadas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Os pontos não foram divulgados. Inicialmente, cerca de 180 paradas de ônibus serão atendidas com a ação. De acordo com o governador Elmano de Freitas (PT), o projeto garante segurança para o trabalhador ir e vir do seu trabalho.
“Vamos cuidar de forma respeitosa do cidadão que está indo trabalhar, mas de maneira muito firme vamos enfrentar aqueles que queiram praticar crimes contra a população”, disse Elmano. Tenho certeza que o trabalho que iremos iniciar hoje vai impactar a vida dos nossos cearenses. Não é certo com o cidadão que sai cedo de casa para trabalhar andar com medo de ser assaltado. Nós temos força de segurança para agir no flagrante, para prender o criminoso, mas também para dar a sensação para a sociedade para ela se sentir segura. Podem ter certeza que a chegada da nossa polícia nas paradas de ônibus vai passar tranquilidade para os trabalhadores”, disse.
Elmano lembrou a importância de realizar boletins de ocorrência para auxiliar as forças de segurança na triagem das informações e na melhor distribuição dos policiais para as paradas de ônibus
O projeto será um piloto e a expectativa é que a ação se expanda para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outros pontos que devem ser implementados na ação é a ampliação do videomonitoramento e, consequentemente, a instalação do reconhecimento facial de criminosos nessas paradas de ônibus.
Segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, até o fim do mandato do governador, o Ceará terá mais de 6 mil policiais efetivos. “Vamos priorizar a Região Metropolitana de Fortaleza e a região norte do Estado”. Sobre o aumento da criminalidade, o secretário disse que “não tem como combater o crime, sem combater o tráfico de drogas”.
PARCERIA
Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, destacou que todos os dados e demais informações sempre estarão à disposição das autoridades para a entrega de um melhor serviço para a população. “Nosso diálogo com as ações da Polícia Militar, que vão de encontro com as necessidades dos passageiros, vem de muito tempo e precisam ir se adaptando às novas demandas. A experiência do passageiro não é só dentro do ônibus, mas é desde a saída de casa. Tenho certeza que o cidadão irá perceber e notar toda essa diferença benéfica. Estaremos sempre à disposição para colaborar com o Governo do Estado.”, contou.
Questionado sobre os pontos mapeados para o aumento de policiamento, Dimas afirma que “não há uma possibilidade de divisão por áreas” e que o número pode ser reduzido e ampliado.
