O Governo do Estado inicia, nesta quarta-feira, 21, os encontros regionais do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. O primeiro encontro será no Maciço de Baturité. O local de realização é a EEEP Clemente Olintho Távora Arruda, no Sanharão, em Baturité, das 8 às 15 horas. Para participar dos encontros regionais, o cidadão precisa se inscrever por meio do site.
A participação cidadã no processo de construção do PPA é fundamental para aproximar o Estado das necessidades da população, promover o desenvolvimento e reduzir as desigualdades regionais. Assim, a cada encontro regional, haverá o diálogo sobre os problemas e as potencialidades de cada região.
Os encontros regionais, que prosseguem até o dia 20 de julho, terão como sedes as cidades de Baturité (21/06), Morada Nova (22/06), Granja (27/06), São Benedito (28/06), Sobral (29/06), Itapipoca (30/06), Pedra Branca (04/07), Tauá (05/07), Tamboril (06/07), Icó (11/07), Crato (12/07), Beberibe (18/07), Canindé (19/07) e Fortaleza (20/07). O segundo encontro, que acontecerá na quinta-feira, 22, reunirá a população do Vale do Jaguaribe, na EEEP Osmira Eduardo de Castro, no bairro 2 de Agosto, em Morada Nova.
Vale destacar que o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), já lançou o PPA Estadual para secretários e técnicos do Estado, assim como anunciou que estará presente em todos os encontros regionais. Esses representam mais uma etapa da construção do PPA 2024-2027 do Ceará, cujo trabalho é conduzido pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag).
PLATAFORMA DIGIRAL
Além dos encontros presenciais, que garantirão a representatividade dos cidadãos, os cearenses também podem contribuir com a construção do PPA 2024-2027 de forma virtual. Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.
Ao entrar no site, o cidadão poderá priorizar até seis temas que considera mais importantes para sua região, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas. Após essas etapas, as diretrizes regionais e propostas da população serão encaminhadas aos órgãos e entidades do governo, envolvendo também os conselhos de políticas públicas, para que as considerem na elaboração do PPA. Por fim, haverá o momento do diálogo parlamentar, com a proposição de emendas parlamentares para a composição do planejamento estadual.
CONSTRUÇÃO
Desde o início do ano, o Governo do Ceará vem trabalhando com os representantes dos órgãos e entidades da administração pública estadual a construção dos resultados almejados e dos indicadores para o PPA, além de outros temas importantes para a construção do orçamento.
O PPA 2024-2027 do Ceará está dividido em quatro eixos estratégicos que organizam as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão: O Ceará que cuida, educa e valoriza as pessoas; O Ceará que inova, produz e trabalha; O Ceará que preserva, convive e zela pelo território; e O Ceará que participa, planeja e alcança resultados.
Destaca-se, ainda, no processo de construção do Plano para os próximos quatro anos a transversalidade, visto que o Ceará está entre os primeiros estados brasileiros a trabalhar o orçamento sensível à raça e ao gênero.
Serviço
- Primeiro encontro regional do PPA 2024-2027
- Data: 21/06 (quarta-feira)
- Horário: das 8 às 15 horas
- Endereço: EEEP Clemente Olintho Távora Arruda CE -356, KM 5 – Sanharão, Baturité