Nesta segunda-feira, 20, o Governo Federal vai relançar o programa Mais Médicos em cerimônia às 11h, no Palácio do Planalto. O evento terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. O programa foi lançado pela primeira vez em julho de 2013, pela então presidente Dilma Rousseff. No dia 1º de agosto de 2019, entretanto, foi substituído pelo programa Médicos Pelo Brasil, durante o governo de Jair Bolsonaro.
No último sábado, 18, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta (PT), escreveu, no seu Twitter, que o programa vai aumentar o número de profissionais da saúde e pretende, também, realizar investimentos em construções e reformas de unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro completou, ainda, dizendo que o Mais Médicos já:
“Chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros. O desmonte do programa, nos últimos anos, mostra o descaso que sofreu o SUS”.
De acordo com o governo, a iniciativa vai ampliar o acesso ao atendimento médico no país, principalmente nas regiões de extrema pobreza e vazios assistenciais.
As informações são da Agência Brasil.