Voltar ao topo

15 de janeiro de 2025

Governo Federal segue lista tríplice e confirma Custódio Almeida como reitor da UFC

Nomeação assinada pelo presidente Lula restaura a democracia na universidade, atendendo à escolha da comunidade em chapa com 89% de aceitação e 17.476 votos
Foto: Reprodução/ADUFC

Compartilhar:

O prof. Custódio Almeida foi oficialmente confirmado como reitor da Universidade Federal do Ceará para o período de 2023 a 2027, conforme publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 3. A designação ocorreu por meio da assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a instituição, a nomeação acontecerá no próximo dia 20 agosto, com cerimônia de posse prevista para o dia 25, na Concha Acústica da UFC, e previsão da participação do ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Pela segunda vez, Custódio foi eleito como reitor, desta vez com uma expressiva aceitação de 89% e 17.476 votos, ao lado da vice-reitora Diana Azevedo, na chapa “UFC Viva e Democrática”.

Conforme o Sindicato dos Docentes das Universidade Federais do Estado do Ceará (ADUFC), o momento pede que a continuidade do debate da democracia universitária. A entidade também clama pelo fim da lista tríplice, que permitiu mais de 20 intervenções impostas às universidades federais brasileiras no governo Jair Bolsonaro (PL), conforme a instituição. O Sindicato destacou ainda o papel fundamental dos docentes na defesa da autonomia universitária e no combate à “intervenção bolsonarista”.

Em agosto de 2019, o atual reitor da UFC, Cândido Albuquerque, que no processo eleitoral atingiu o menor número de votos da comunidade acadêmica, 4,61% dos votos totais, foi nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro, cuja gestão do Ministério da Educação estava sob o comando de Abraham Weintraub. A nomeação foi recebida com muitos protestos pelos estudantes, que não aceitaram muito bem a decisão do Governo Federal. Apesar do feito, a ação de Bolsonaro estava amparada pelo artigo 16 da Lei 5.540/68. O não seguimento da lista não é, porém, uma prática comum entre os presidentes brasileiros.

NOVO REITOR

Com 30 anos de atuação como docente no Curso de Filosofia da UFC, Custódio Almeida possui uma sólida trajetória na instituição, tendo assumido diversos cargos de gestão ao longo de sua carreira, incluindo vice-reitor (2015-2019), chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia (1995-1996), coordenador do Curso de Graduação em Filosofia (2000-2003), coordenador de Área da Pró-Reitoria de Graduação (2003-2007), diretor do Instituto de Cultura e Arte (2008-2011) e pró-reitor de Graduação (2007-2015).

O pleito eleitoral na UFC ocorreu em abril e durante a preparação da lista pelo Conselho Universitário (Consuni), a segunda colocada no processo, professora Elizabeth Daher, apoiada por Cândido Albuquerque, retirou seu nome da disputa e da lista. Os outros nomes que compuseram a lista tríplice enviada ao Governo Federal foram os professores Paulo Roberto, do Departamento de Cirurgia, e Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental.

[ Mais notícias ]