Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Governo assina Mensagem de Lei para criar Comitê de Governança do Hidrogênio Verde

Com a assinatura, a mensagem será enviada à Alece; Segundo Elmano, a Fortescue, empresa que apresentou estudo de impacto para o projeto do H2V no Ceará, avaliou o Estado como o parceiro com a melhor condição de produção do Hidrogênio Verde no mundo
Foto: Felipe Barreto

Compartilhar:

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assinou Mensagem de Lei para criar o Comitê de Governança do Hidrogênio Verde (H2V), nesta segunda-feira, 7. Além do executivo estadual, representantes da Fortescue, empresa australiana que apresentou estudo de impacto para o projeto de H2V no Estado, também estiveram presentes e se reuniram com o petista. Quem também marcou presença foram os ex-governadores Cid Gomes (PDT) e Izolda Cela (sem partido), e o líder do Governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT), e a senadora Augusta Brito (PT). Também havia a expectativa de o atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), acompanhar, o que não aconteceu.

Segundo Elmano, a proposta visa garantir a prioridade do assunto dentro da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). “[Visa] facilitar que o mercado de H2V se expanda no Ceará no que diz respeito ao consumo e aos setores econômicos que deverão receber estímulos para a produção do H2V”, disse. Conforme o governador, o Estado inicia uma nova fase [no que consiste o Hidrogênio Verde]. De acordo com ele, o momento é de estabelecer prazos para que o investimento aconteça.

“ Isso tem a ver com prazo para o Estado do Ceará, que significa investimento na estrutura do Porto do Pecém, significa investimento para que a água de esgoto de Fortaleza possa ser tratada e enviada ao Porto de Pecém para que a empresa produtora de H2V utilize essa água e investimento na garantia de transmissão de energia”, afirmou.

Ainda segundo o Chefe do Executivo cearense, Mark Hutchinson avaliou o Ceará como o parceiro com a melhor condição de produção do H2V no mundo. De acordo com ele, a expectativa é de investimento de R$ 20 bilhões no Estado. “É o que está previsto no EIA/Rima [Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental] apresentado pela empresa e, portanto, nós saímos daqui com muita confiança”, disse.

REGULAMENTAÇÃO 

De acordo com o petista, há o objetivo de dar prioridade à regulamentação do H2V nacionalmente. “Tem uma regulamentação articulada do Senado com a Câmara para podermos ganhar tempo e garantir os investimentos naquilo que poderá transformar de maneira histórica a economia do Estado do Ceará, do Nordeste e do Brasil”, afirmou.

Antes da assinatura, o Governo do Ceará e a Fortescue dialogaram sobre as expectativas e esforços para acelerar a produção e exportação de Hidrogênio Verde no Ceará e no Brasil. A Fortescue foi a primeira multinacional a assinar pré-contrato, no valor de 6 bilhões de dólares, para desenvolvimento de planta na Hub de H2V no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Mark Hutchinson, CEO da FFI, afirmou que o grupo está empenhado para responder a urgente demanda mundial por energias renováveis.

“Somos a única empresa tocando 25 projetos [de energias renováveis] pelo mundo. Desses 25, cinco queremos acelerar bastante. O Brasil é um deles, sendo fundamental em nossos planos. O Brasil, diferente dos outros países mencionados, vai ter uma enorme vantagem por conta do preço barato da energia elétrica. Tenho total confiança que o Estado do Ceará é o parceiro ideal. Já temos essa demanda na Coreia [do Sul], Japão, Cingapura. Toda a indústria global passa a se reinventar em torno do Hidrogênio“, apontou.

O CEO analisou também a necessidade de ampliação da infraestrutura de transmissão de energia e da fabricação de eletrolisadores no estado. Sobre isso, o governador cearense citou investimentos em parceria com o Governo Federal e o Banco Mundial para diversas áreas. “Significa investimentos para a garantia de transmissão de energia. Hoje, temos uma negociação com o Governo Federal para que os leilões possam acontecer”, destacou o governador.

[ Mais notícias ]

Sarto está certo em ficar longe do 2º turno

A tática do prefeito de ficar longe da disputa lhe garante a governabilidade. Se entrar no debate poderá abrir espaço para as campanhas questionarem na justiça seus atos administrativos.