Voltar ao topo

14 de setembro de 2024

Governo do Ceará promove mais de 2 mil profissionais da segurança pública

Do total, 1.836 militares - entre policiais e bombeiros - foram promovidos na noite desta última quarta-feira (24) e na manhã da quinta; às 18h, outros 258 terão suas promoções
Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Compartilhar:

Visando fortalecer a segurança pública, o Governo do Ceará promoverá mais de dois mil militares – entre policiais e bombeiros – até às 18h desta quinta-feira (25). Na noite da quarta (24), foram promovidos 288 policiais militares e 13 bombeiros militares, que atuarão na Região do Cariri. Na manhã de quinta, o governador Elmano de Freitas (PT) presidiu uma solenidade em que 1.535 praças e oficiais da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) – em um total de 1.426 – e do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (CBMCE) – em 109 – foram promovidos. Às 18 desta quinta, a vice-governadora Jade Romero (MDB) vai anunciar a promoção de 254 policiais e quatro bombeiros, em Sobral.

Nesta manhã, foi realizada também a solenidade de encerramento do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar da Polícia Militar do Ceará para 31 aspirantes. Na ocasião, o governador Elmano afirmou ter a convicção de que fortalecer as instituições de segurança pública é algo que “a sociedade exige”. “Por isso, fico muito feliz em saber que hoje estamos promovendo, em todo o Ceará, mais de dois mil policiais e bombeiros”, disse, durante a solenidade. “Vossas excelências serão promovidas por merecimento”, completou. Durante o primeiro ano de mandato e início do segundo, o chefe do Executivo teve na pasta da Segurança Pública e Defesa Social um dos temas mais criticados pela oposição.

Episódios de violência por todo o Estado tem intensificado as críticas da oposição de Elmano e da população à gestão do chefe do Executivo. No caso mais recente, no último domingo, os policiais militares Félix Batista de Almeida Neto e Jean Rodrigues Granjeiro foram assassinados. O primeiro, em Fortaleza, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto no Bairro Demócrito Rocha, em Fortaleza. Já Jean, em Ubajara, morreu baleado em uma troca de tiros com criminosos.

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), tem sido um dos principais agentes políticos nas críticas à Segurança. Em suas redes sociais, ele cobrou celeridade nas investigações. “Todos nós cearenses aguardamos do Governo do Estado uma investigação rápida e prioritária sobre os casos, como também a devida e legal prisão e responsabilização de todos os envolvidos”.

“Duas tragédias humanas que, infelizmente, só confirmam o crescimento do poderio do crime organizado em nosso Estado, o que tem tornado alvos de suas ações até mesmo os agentes de proteção da segurança pública!”, ressaltou.

O deputado estadual Sargento Reginauro (União Brasil) também se juntou às críticas. “Aqui, até agora, o governador apenas assiste as organizações criminosas tomarem conta de todo o Ceará, matando inocentes e até mesmo profissionais de segurança, como se não fosse ele a maior autoridade do estado. De fato parece que a autoridade tá sendo exercida pelos criminosos. Por isso essa discussão precisa agora tomar outra direção: do povo para o estado“, disse.

PRIMEIRA MULHER CORONEL DO CORPO DE BOMBEIROS

Ainda conforme o governador, esta quinta-feira também foi especial para o CBMCE, já que o órgão terá a sua primeira mulher coronel. “Isso muito nos orgulha, mas o que mais nos orgulha é a decisão que vossa senhoria tomou na vida de defender a sociedade cearense”, afirmou.  

“Essa é aquela profissão que é efetivamente ‘doar a vida’. Não é apenas uma palavra ou um discurso, é um gesto concreto durante a vida todo dia. Por isso, saibam que vocês têm a minha máxima admiração. O que eu puder fazer para nós avançarmos no fortalecimento dessas instituições eu quero fazer, para podermos garantir instituição forte e pessoas reconhecidas e valorizadas”, completou.

[ Mais notícias ]