O Governo do Ceará enviou à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) um Projeto de Lei (PL) para a criação da Secretaria da Proteção Animal. A matéria tramitou em regime de urgência nesta quarta-feira, 12. O deputado federal Célio Studart (PSD) será o ocupante da pasta, conforme apuração do colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira. A chegada do parlamentar ao Governo significa, também, a entrada oficial do PSD na base do governador Elmano de Freitas (PT).
Nas eleições de 2022, o PSD apoiou a candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT). Elmano, por sua vez, venceu no primeiro turno. Célio se filiou ao partido no último ano e tem como pauta central a causa animal. Ele é advogado, idealizador do Movimento São Francisco e fundador do Instituto Politizar, ONG de educação política. Em 2022, ele foi o terceiro deputado federal mais votado no Ceará, com 205.106 votos, atrás apenas de André Fernandes (PL) – 229.509 votos; e Júnior Mano (PL) – 216.531 votos.
Segundo o governador Elmano de Freitas, a criação da pasta de Proteção Animal deve-se a uma antiga reivindicação das entidades que atuam em defesa dos animais. O chefe do Executivo estadual informou, ainda, em suas redes sociais, que representantes das entidades estiveram com ele para reforçar o apelo.
“A formatação da Pasta, que executará as políticas públicas voltadas para o tema, foi realizada com muita sensibilidade, critério e responsabilidade, de acordo com as condições do Governo do Estado. A causa animal é um tema de grande importância e que tem toda a nossa atenção!”, disse, na postagem.