Voltar ao topo

26 de abril de 2025

Governo do Ceará entrega novos veículos para reforço de fiscalização da Adagri

Este ano, foram entregues duas remessas para reforçar o trabalho. Em janeiro, Elmano entregou 14 veículos novos que foram destinados às 14 regionais localizadas no Interior
Os veículos serão utilizados no monitoramento dos produtos e alimentos de origem animal e vegetal que chegam ao Ceará. Foto: Estácio Júnior/ Governo do Ceará

Compartilhar:

O Governo do Ceará entregou nesta segunda-feira (15) 17 novos veículos que reforçarão o trabalho de fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). A entrega aconteceu no Palácio da Abolição e contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT); do secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; do presidente da Adagri, Elmo Aguiar; e de outras autoridades.

Os veículos serão destinados às barreiras de fiscalização da Adagri, no trabalho de monitoramento dos produtos e alimentos de origem animal e vegetal que chegam ao Ceará. A aquisição e renovação da frota representa mais investimento para o fortalecimento da Agência e melhoria nas condições dos trabalhos de fiscalização.

O trabalho dos servidores da Adagri, muitas vezes, exige deslocamentos de dezenas de quilômetros. Vivendo essa realidade, quem mostrou satisfação com os novos veículos foi o supervisor da área de Serra da Ibiapaba, Silvério Neto.

“Os impactos no nosso trabalho são os melhores possíveis. Fica mais acessível ao funcionário resolver problemas que acontecem nas barreiras, nos mais diversos períodos do dia, principalmente à noite. Mais segurança no deslocamento. Vai melhorar bastante a vinda desses carros e motos”, ressaltou Silvério Neto.

O governador Elmano de Freitas destacou a importância de ações como essa, que fortalecem a Adagri.

“Eu tenho muito orgulho do trabalho que a Adagri tem feito no Ceará. Tem sido um destaque nacional na proteção da agropecuária do nosso estado. Temos uma necessidade fundamental de fortalecimento dessa agência para proteger o rebanho e a produção agrícola cearense. E isso é feito pela equipe técnica, veterinários, engenheiros agrônomos, servidores da Adagri”, pontuou.

O Governador destacou a importância dos trabalhadores da Adagri, que precisam de melhores condições para a execução das funções, e da necessidade de ampliar o quadro de servidores por meio de concurso público.

“Nós já determinamos concurso para a Adagri, mas, efetivamente, precisamos olhar para o servidor e as condições de trabalho para esse servidor. E é por isso que estamos buscando melhorar, reformar, buscar novos locais para esse trabalhador atuar, para atender bem o povo cearense e para que possamos assim ter segurança da sanidade animal e rural do nosso estado. O bom trabalho desses servidores é fundamental para a economia do Estado”, reconheceu Elmano de Freitas.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, agradeceu pelo investimento e citou a medida como importantíssima.

“Essa ação é mais uma ação efetiva, concreta, de preparar cada vez melhor as barreiras de pragas para que não possam chegar a entrar no Ceará, correndo o risco de comprometer a vida e a economia dos nossos produtores rurais, seja na agricultura ou na pecuária. Então, essa é mais uma medida importantíssima que está sendo tomada, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos servidores e proteger o nosso estado da entrada de pragas”, salientou o secretário.

O presidente da Adagri, Elmo Aguiar, também falou sobre o impacto positivo da ação no dia a dia da Agência.

“Esses veículos são importantes. Beneficiam a comunidade, porque fazem parte de uma regulação das barreiras dada pelo Ministério da Agricultura, e a barreira, protegida com funcionários em transportes decentes, vai ter qualidade de serviço prestado à comunidade. Esse é o nosso maior objetivo”, pontuou Elo Aguiar.

Apenas neste ano, em que a Adagri comemora 20 anos de existência, foram entregues duas remessas de veículos para reforçar o trabalho. Em janeiro, o governador Elmano de Freitas entregou 14 veículos novos que foram destinados às 14 regionais da agência localizadas no interior do Estado. Já na segunda remessa foram seis novos carros para reforçar o trabalho do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), realizado pelos auditores fiscais da Adagri nos abatedouros.

[ Mais notícias ]