Voltar ao topo

18 de setembro de 2024

Governo do Ceará entrega NAI que garante melhor atendimento a adolescentes em medidas socioeducativas

O Núcleo de Atendimento Integrado irá contar com a atuação conjunta de 16 órgãos
Inauguração do Núcleo de Atendimento Integrado. Foto: Reprodução/Site do Governo do Ceará

Compartilhar:

O Governo do Ceará, por meio de sua governadora Izolda Cela, entregou nesta terça, 28, o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). O núcleo contará com a atuação de 16 órgãos públicos, que fazem parte dos poderes Executivo e Judiciário, além da Defensoria Pública, Ministério Público e entidades da sociedade civil organizada e Organizações Não Governamentais (ONGs).

O novo espaço tem como objetivo acolher adolescentes que estão sob medidas socioeducativas de forma mais eficiente e humanizada, também dando assistência às famílias, desde o momento da apreensão até quando o adolescente for reintegrado à sociedade. 

Segundo a governadora, a infração que um jovem comete não é um problema apenas de segurança e justiça. “O Sistema Socioeducativo tem que ser de todos, tem que movimentar o Estado e a sociedade para que nós possamos ser capazes de enfrentar e resolver essas dificuldades, para que possamos dar a essa juventude infracional a oportunidade de se reorganizar. Os objetivos desse sistema é apoiar os jovens nessa reorganização de suas vidas e apoiar as famílias também”, declarou. 

O NAI fica localizado na Rua Tabelião Fabião, nº 114, no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza, e possui uma estrutura de mais de 8 mil metros quadrados. Segundo Onélia Santana, secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, o núcleo irá permitir que os menores infratores tenham a garantia da preservação dos seus direitos e ressocialização. “Hoje é um dia muito importante para o Ceará. Que bom esse espaço integrado para que possamos de fato fazer valer a garantia de direitos das crianças e adolescentes, e acreditar que esses jovens merecem uma reviravolta na vida para dar bons frutos à sociedade, tornando-se cidadãos de bem. O papel do NAI é resgatar esses jovens”, destacou.

O novo equipamento será gerido pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e pela Organização da Sociedade Civil Liga Esportiva Arte Cultural Beneficente. De acordo com o superintendente do Seas, Roberto Bassan, a entrega marca a consolidação da política pública. “Temos resultados muito expressivos com a escolarização em todos os centros socioeducativos. Consolidamos um processo que privilegia o atendimento socioeducativo. Esse equipamento nasce concomitante à criação da Superintendência. Mas mais do que isso, tem um processo de humanização”, afirmou. 

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, também esteve presente na entrega do Núcleo, e valorizou a importância do auxílio que o equipamento dará para os adolescentes infratores que pretendem buscar novos caminhos. “Fiquei impressionado com a qualidade desse equipamento. É uma política que tem planejamento. Quero agradecer essa parceria entre instituições para resgatar crianças e adolescentes em situação de dificuldade. Muitas vezes, não depende deles, a vida os leva de alguma forma para caminhos que eles prefeririam não trilhar se tivessem essa opção”, salientou. 

[ Mais notícias ]