Visando reforçar a saúde pública do Estado, o Governo do Ceará empossou 424 profissionais para atuar nas unidades hospitalares da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A posse cumpre a segunda etapa da incorporação de 6 mil aprovados em concurso realizado em 2021. A secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, participou da cerimônia, e ressaltou que serão realizados dois mil chamamentos para a área neste ano. “O maior concurso público da saúde do Estado”.
Segundo a titular da pasta, o chamamento de profissionais como médicos e técnicos de enfermagem reforça o atendimento de qualidade da saúde no Estado. “É super importante esse momento. Nós estamos reforçando o nosso painel de trabalhadores nas nossas unidades”, disse. “Estou emocionada nesse momento, porque precisamos de pessoas concursadas trabalhando nas nossas unidades. O que vamos fazer agora é o fortalecimento do SUS, é fortalecer o atendimento às pessoas que mais precisam”.
A senadora Augusta Brito (PT), que é enfermeira, reforçou a importância da saúde para a população. “Precisou vir uma pandemia para dar uma visibilidade importante para esses profissionais de enfermagem”, enfatizou. “O que temos aqui é um exemplo de determinação para as coisas darem certo. Não serão só esses servidores, terão muito mais. Esse é um compromisso do Governo com a saúde e a nossa obrigação [como servidor da saúde] é fazer mais pela pessoa que está esperando pela gente”, destacou.
Nesta segunda convocação, as unidades da Sesa estão recebendo médicos de 14 especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, perfusionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e técnicos em farmácia, a serem lotados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Samu 192 Ceará.
PRIMEIRA E PRÓXIMAS CONVOCAÇÕES
Em maio deste ano, na primeira convocação do concurso, foram chamados 592 profissionais, entre analistas, assistentes de gestão em saúde e uma parte dos médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, saúde bucal, patologia clínica, farmácia e radiologia. Os profissionais convocados em maio foram lotados na Sesa Nível Central e em unidades como os hospitais Geral de Fortaleza, de Messejana (HM) e Infantil Albert Sabin (Hias), além da Central de Regulação do Estado.
Conforme o Decreto nº 35.409, de 2 de maio deste ano, 2.000 profissionais serão chamados até o fim de 2023, com previsão de mais 800 servidores em dezembro. Outros 3.000 serão convocados até 2026; sendo 1.000 em 2024, 1.000 em 2025 e 1.311 em 2026.