Duzentos e dois novos servidores públicos estatuais tomaram posse, nesta quarta-feira (3), para atuar na área da saúde. A solenidade ocorreu no Palácio da Abolição. Entre os profissionais empossados, estão médicos, analistas administrativos e profissionais da área de assistência como, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), da vice-governadora Jade Romero, da secretária da saúde, Tânia Mara Coelho, além dos secretários-executivos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
O governador Elmano participou da acolhida dos profissionais, reforçando o compromisso que eles terão com a área da saúde, além de dividir a responsabilidade de cuidar dos cearenses.
“Para esse trabalho ser realizado, precisamos dos servidores, profissionais de muito valor para a sociedade. O que eu espero é que o sentimento que vocês têm no coração de dedicação se prolongue. O nosso povo merece tudo de melhor de nós”, afirmou Elmano.
Os profissionais estão lotados no Nível Central da Sesa e em unidade de saúde da rede, como Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital Geral Doutor Cesar Cals (HGCC), Hospital São José (HSJ), Samu Ceará, entre outras. As Superintendências Regionais de Saúde Fortaleza (SRFOR) e Cariri (SRSUL) também receberão os novos servidores.
A titular da Saúde, Tânia Mara Coelho, também discursou e pediu que os novos concursados garantam a humanização dos atendimentos na saúde.
“Quero pedir empatia, que se coloquem no lugar das pessoas que irão procurar vocês. A pessoa que vai a uma unidade de saúde quer se sentir cuidada, quer atenção, e a gente quer essa humanização na Saúde”, destacou a secretária Tânia.
CONVOCAÇÕES
O total de profissionais nomeados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em 2023 e 2024 é de 2.356 pessoas. No ano passado, foram 2.000 convocados, dos quais 600 foram chamados em maio, outros 600 em setembro e finalizando o ano, com 800 novos servidores em dezembro. Já em 2024, foram 356 convocações. Seguindo o cronograma de chamamento estabelecido em lei, a expectativa é chegar a 1000 novas nomeações até o final desse ano. Nos próximos dois anos, 2025 e 2026, estima-se que o Governo do Ceará convoque mais de 2.300 profissionais.