O Governo do Ceará anunciou que o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) contará com um novo trecho em Fortaleza. Nesta quinta-feira (6), o Executivo divulgou a implantação de um ramal ligando o Aeroporto Internacional Pinto Martins à Arena Castelão. O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que a previsão é de que o ramal seja entregue até o final deste ano de 2025. O investimento total será de R$ 181,5 milhões.
O trilho, em uma extensão total de 5,1 km, vai sair da estação que está em construção à frente do Aeroporto. Duas novas estações que deverão ter acesso por passarelas serão criadas, no Centro Espiritual Uirapuru (CEU) e no estádio, em um trajeto que vai percorrer cinco bairros da capital cearense: Serrinha, Dias Macedo, Boa Vista, Castelão e Passaré. O veículo deve ter capacidade de transporte de 360 passageiros, com expectativa de receber 35.640 pessoas por dia, como foi divulgado pelo Governo. A estimativa é de que o percurso tenha um tempo de 12 minutos.
Em 2,73 km do trajeto, ao longo da Avenida Carlos Jereissati até o viaduto sobre a Avenida Alberto Craveiro, o trilho será elevado, com uma altura inicial de 9 metros e máxima de 15,50 metros. Chegando na Alberto Craveiro, a estrutura vai iniciar uma descida ao nível do solo, numa distância de 0,52 km. Ao longo da Avenida, por outros 2,37 km, o trecho final vai seguir ao nível com a via.
O horário operacional previsto é das 5h30 às 23h, sendo das 5h30 às 9h e das 17h às 19h, o horário de pico. A previsão é de que dois veículos do modelo Mobile 02 façam parte do trajeto.
ESTAÇÃO DO AEROPORTO
A estação do Aeroporto, inicialmente, tinha prazo de entrega para o ano de 2022, no entanto, foi adiada para 2024. No início deste ano, sem a conclusão da obra, a entrega foi adiada novamente, desta vez para 2025.
