O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira (8), um edital com 1.800 vagas para qualificação técnica em energias renováveis e hidrogênio verde. A iniciativa veio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), por meio do Projeto H-Tec. O anúncio foi realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT). Dividido em três fases, o Projeto H-Tec já concluiu a formação de 1.050 estudantes em sua primeira etapa. O objetivo é formar 12 mil técnicos. Ao todo, serão investidos R$ 34 milhões, ao longo de quatro anos.
“Estamos lançando um edital, fruto de uma parceria muito importante com as nossas instituições de ensino, para um desafio enorme, que é a formação de jovens para a área de energias renováveis. Queria agradecer a todas essas instituições parceiras, isso só está sendo realizado graças a um esforço coletivo. É muito bonito ver todas essas instituições juntas em prol da sociedade cearense”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Já a titular da Secitece, Sandra Monteiro, destacou o compromisso do Governo com a capacitação e qualificação da população. “Hoje é um dia feliz. Mais uma etapa concluída. Quero agradecer as nossas vinculadas, que estão envolvidas nesse projeto. Estamos em um esforço conjunto, pensado como uma estratégia para o desenvolvimento, inclusão dentro da área das energias renováveis. Seguimos com o compromisso de qualificar cada vez mais os cearenses”, afirmou.
BOLSA E LABORATÓRIOS
Cada aluno selecionado receberá bolsa de R$ 300 por 4 meses, por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), como forma de apoio para as formações. Raimundo Costa, presidente da Funcap, salientou como é fundamental iniciativas para os jovens cearenses. “É muito importante passarmos essa mensagem para os jovens do Ceará. São cursos para que eles possam aprender a trabalhar com energias renováveis. Essa é mais uma ação do nosso governador para que a nossa juventude possa ser integrada neste novo mercado”, comentou.
As aulas deste primeiro ciclo acontecerão em seis laboratórios espalhados por todo o Estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Mauriti, São Gonçalo do Amarante e Quixeramobim. “Os municípios tiveram como critério para a sua escolha a presença de mais investimentos de empresas e demanda para o mercado de trabalho na área das energias renováveis”, completou Elmano. Acaraú; Amontada; Cedro; Fortim; Quixeré; São Benedito; e Tauá também receberão laboratórios.
O projeto conta ainda com a parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Ceará (Uece); e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
INVESTIMENTOS
O Estado do Ceará tem investido em diversas energias renováveis, incluindo eólica e solar. Contudo, o foco principal está no hidrogênio verde, que tem expandido as oportunidades de emprego e pode ser uma oportunidade de colocar o Brasil à frente de outras grandes potências no setor de energia renovável. O Ceará é o terceiro maior produtor de energia eólica no País e tem diversos projetos em análise no Ibama para produção de energia eólica offshore.
Interessados poderão se inscrever no site do Centro de Ensino Tecnológico (Centec), a partir do próximo dia 13. As inscrições seguem abertas até 30 de agosto. O resultado será divulgado em 10 de setembro. Para se candidatar, basta ter ensino fundamental completo e mais de 16 anos.